Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 29 de setembro de 2022

LUGAR DO VENERÁVEL MESTRE VISITANTE - GOB

(republicação)
Em 01/11/2017 o Respeitável Irmão Nilson Alves Garcia, Loja Estrela da Serrinha, GOB-GO, REAA, Oriente de Goiânia, Estado de Goiás, formula a seguinte questão:

LUGAR DO VENERÁVEL VISITANTE

Mano Pedro, numa sessão, digamos de iniciação, os visitantes Mestres Instalados se sentam no oriente lado esquerdo do Venerável Mestre. Mais os Veneráveis de Loja exercendo mandato sentam-se no lado direito do Venerável Mestre, ou seja, lado norte. Isto porque são autoridades? Se possível me ajuda, isto porque aqui em Goiás esta uma verdadeira polemica. 

CONSIDERAÇÕES:

Conforme o que menciona no GOB⸫ o atual Ritual de Aprendiz Maçom do REAA⸫ (que é o caso da questão), nas suas páginas 22 e 23, Planta e Legenda do Templo respectivamente, a legenda 33 indica o lugar das autoridades no Oriente (lado norte oriental) e a legenda 34 indica o lugar dos Mestres Instalados no Oriente (lado sul oriental).

Ainda no mesmo Ritual, no título da Recepção de Autoridades e Portadores de Títulos de Recompensa, página 65 trata: “1ª Faixa – Tratamento: Venerável para o Venerável Mestre...”.

No Regulamento Geral da Federação, Art.º 219 está assim mencionado: “O visitante que seja autoridade maçônica (o grifo é meu), ou portador de título de recompensa será recebido de conformidade com o Ritual adotado pelo Grande Oriente do Brasil para o Rito que a Loja visitada pratica e será conduzido ao Oriente”.

Assim, o § 2º desse Artigo, no seu inciso I, ainda menciona o seguinte: “1ª Faixa – Veneráveis (o grifo é meu); Mestres Instalados; Conselheiros dos Conselhos de Contas; Deputados Honorários...”.

Entendendo que o tratamento de Venerável Mestre não é um título de recompensa e pelo que se pode entender o descrito no § 2º do Art.º 219 do Regulamento Geral da Federação, o Venerável Mestre é tratado como autoridade. No caso, uma autoridade visitante.

A despeito de que o Venerável Mestre seja também um Mestre Instalado, mas tratado nesse caso específico como autoridade maçônica, segundo o Ritual em vigência ele, como visitante, toma assento no lugar destinado às autoridades maçônicas no Oriente - pelo seu lado norte oriental. 

Sugere-se que nesse momento também seja observado o que menciona o Decreto 1469/2016 que trata da ocupação das duas cadeiras de honra se por ventura na ocasião elas estiverem desocupadas.

Embora não seja minha especialidade trabalhar nesse tipo de interpretação, em síntese é isso que dá a entender nos confusos meandros desses regulamentos.

De tudo, por fim poder-se-ia perguntar: que diferença faz para o andamento dos trabalhos se o Venerável Mestre visitante viesse tomar assento no lado das autoridades ou no dos Mestres Maçons instalados?

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário