Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 4 de setembro de 2022

O LOBO DE AVENTAL DE CARNEIRO

Ir∴Nélson Machado M∴I∴ Gr∴33
ARLS Delta do Universo, 98
Florianópolis (GLSC)

Um dia, o lobo teve a idéia de mudar sua aparência para conseguir comida de uma forma mais fácil. Então, vestiu uma pele de cordeiro e saiu para pastar com o resto do rebanho, despistando totalmente o pastor.

“Que é preciso freqüentar as bibliotecas, é certo; convém, com certeza, tornar-se erudito... E depois? Para que exista um depois, isto é, algum futuro que ultrapasse à cópia, saia das bibliotecas e corra para o ar puro"... exponha-se ao sol, à sede, ao deserto. "A lição de Merimée mudará nossa vida: erudito, ele sai e não sai da biblioteca; ... mas, ao anoitecer, desce ao cais do rio, entre tanoeiros e operários ... Descobre sua origem corrente, enuncia o título e desenvolve a realização". ( Serres (1993, p. 71, 3, 8) (UNISUL Metodologia da Pesquisa pg.33):

Esta lição pode ser aplicada a nós maçons. Afinal, freqüentamos o Templo em busca de conhecimento. E não só para isso. Se não vejamos: se compararmos a sua estrutura à de um átomo, o núcleo maçônico apresentará girando ao seu redor três categorias distintas e que serão fundamentais para constituí-lo.

Uma delas é a maçonaria da busca pelo conhecimento: é nesta camada, formada por três graus simbólicos (podendo elevar-se em mais 30 graus) que o maçom estudará, pesquisará, apresentará sínteses/trabalhos e participará de debates; trata-se de uma condição sine qua non para permanecer e evoluir na Ordem Maçônica.

A segunda camada é a da solidariedade: é nesta que o homem-maçom pratica a benevolência, a caridade, a beneficência. São momentos, horas, muitas vezes dias de dedicação e altruísmo.

Finalmente, a terceira camada é a da fraternidade: é nesta que vivem os irmãos em união; é aqui que se acredita ter o SENHOR ordenado a benção e a vida para sempre. (SALMO 133).

Segundo a Lição de Merimée descrita acima, devemos nos tornar eruditos, estudiosos, pensadores livres; mas como ele diz: ...erudito, ele sai e não sai da biblioteca; ... mas, ao anoitecer, desce ao cais do rio, entre tanoeiros e operários ... Descobre sua origem corrente, enuncia o título e desenvolve a realização.

Porque o trabalho de cortar pedras e então, juntá-las para depois comporem as paredes do Templo, erguendo a construção a ser terminada pelos mestres, nunca se fez tão necessário.(ver desabafo do Ir∴ Wilson Filomeno, ex-grão Mestre da Grande Loja de SC e membro da Loja Pedreiros da Liberdade, 79; sobre o desvio de comportamento dos maçons políticos).

Acontece que o iniciado deve obrigatoriamente orbitar nas três camadas.

O que se vê é uma distribuição de atividades e esforços diferentes a cada maçom. O que é plausível, já que por afinidade, alguém poderá se dedicar mais a fraternidade e em percentuais menores às outras áreas, e vice-versa.

Pessoalmente, acredito que o problema, se encontre na terceira camada, a da fraternidade, aquela em que vivem os irmãos em união, justamente aquela que acreditamos ter sido abençoada pelo SENHOR. 

Infelizmente, esta camada é a mais vulnerável, pois se fundamenta no amor, na confiança, e por isto mesmo nas relações ingênuas; Possibilitando que o “lobo de avental de cordeiro” pratique suas ações, livre e impunemente.

Fonte: JBNews - Informativo nº 0180 - 23/02/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário