Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

ABERTURA DA LOJA COM SETE MESTRES

(republicação)
Dúvidas apresentadas pelo Respeitável Irmão Denílson Forato, membro da Loja Cavaleiro Grande Oriente, 3.730, REAA⸫, GOB⸫ Oriente de São Paulo, Estado de São Paulo.
denilsonforato@gmail.com

Preciso sanar uma duvida: No REAA⸫, quando uma Loja porventura tenha só 7 (sete) Mestres para abrir trabalhos, fica: 1- Venerável Mestre; 2 - 1º Vigilante; 3 -2º Vigilante; 4 – Orador; 5 – Secretário; 6 – Guarda do Templo. Formou-se a Estrela de David. 7 -? (Qual cargo é o sétimo) Tesoureiro? Mestre de Cerimônias?

Perguntas adicionais: 1 - Circula-se a palavra, para abertura dos trabalhos? 2 - O Orador lê a abertura e quem faz sua cobertura? 3 - Abre-se e fecha-se no Malhete? Ficaria muito grato em saber essas informações.

CONSIDERAÇÕES:

Uma Loja somente poderá ser aberta na presença de sete Mestres. Além da própria tradição maçônica e independente de ritos, o Grande Oriente do Brasil prevendo essa tradição assim determina no seu Regulamento Geral da Federação.

Para o Rito em questão e observando os dispositivos legais com sete Mestres a Loja ficará composta pelo Venerável Mestre, Primeiro e Segundo Vigilantes, Orador, Secretário, Cobridor e Mestre de Cerimônias. 

Para a transmissão da Palavra o Secretário cumprirá o ofício do Primeiro Diácono enquanto o Mestre de Cerimônias o do Segundo. O Cobridor não se afasta do seu lugar devido à importância do seu ofício na guarda da entrada da Sala da Loja.

Essa questão da tal Estrela de David é mera filigrana inventada no passado que ainda tem guarida nos tempos atuais. 

Primeiro que a Estrela de David que é composta por dois triângulos equiláteros sobrepostos de tal maneira que forme a estrela de seis pontas não é apanágio dos Ritos de vertente francesa como é o caso do Rito Escocês Antigo e Aceito. Estrela de Seis Pontas é símbolo dos trabalhos ingleses. 

Segundo é que pela disposição dos cargos em Loja no Rito Escocês é preciso um grande exercício de imaginação para se construir uma estrela formada por dois triângulos equiláteros. 

No giro da bolsa de propostas ou de beneficência o que está em verdadeira apreciação é a importância dos cargos que são abordados por primeiro e deles o Cobridor faz parte pelo seu valor na doutrina, tradição e liturgia maçônica.

A estrela preconizada no Rito Escocês é a Pitagórica, ou Hominal e é composta por cinco pontas sendo elemento de estudo do Segundo Grau e, da mesma forma, nada tem a ver com a circulação de Oficiais em Loja.

Quanto às perguntas adicionais:

No item número um não entendi bem a questão de “circular a palavra”, todavia em linhas gerais, a partir do momento em que o Venerável pede aos Irmãos para ajuda-lo na abertura da Loja, procede-se a circulação na forma de costume (sentido horário no Ocidente). 

Nesse caso o que fica abolido é o Sinal até a Loja estar declarada aberta, salvo àquele que prevê o reconhecimento como dever do Vigilante, ou Vigilantes se for o caso.

No item número dois também a questão me parece confusa. “Cobertura do Orador” não existe. Se a questão se referir a ele deixar o seu lugar para a leitura do Livro da Lei, isso é perfeitamente exequível, pois ele pode deixar a sua mesa para o desempenho temporário do ofício.

No item número três a questão continua confusa. “Abre-se e fecha-se no malhete”. Mesmo assim farei um exercício para compreender a dúvida. Talvez o Irmão esteja se referindo ao golpe único de malhete para abrir e fechar os trabalhos. Se for essa a dúvida, posso lhe afirmar que em lugar algum no Ritual está prevista essa aberração.

Toda Sessão que transcorreu dentro dos princípios e leis, portanto “Justa e Perfeita” será aberta e fechada na forma ritualística conforme o Grau. Uma sessão que porventura venha a ser aberta ou fechada por um só golpe de malhete não é considerada legal.

Assim, “no malhete” talvez possa se considerar que toda sessão é aberta ou fechada, agora a sua legalidade está em percutir o malhete conforme especifica o Ritual.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JBNews n. 799, 03/11/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário