Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 6 de setembro de 2022

PALAVRA PEDIDA AO VENERÁVEL OU AO VIGILANTE

(republicação)

O Respeitável Irmão Saripuara H. Lé Filho, Mestre Maçom da Loja Fraternidade, Justiça e Trabalho, 26 (Cidade), Estado de Santa Catarina, nos apresenta a seguinte questão:
saripuara@yahoo.com.br

Minha dúvida: quando o Venerável Mestre determina ao Primeiro Vigilante que este conduza os trabalhos junto aos Irmãos Aprendizes para apresentação de trabalhos, após a saudação protocolar o Aprendiz deve solicitar autorização ao Venerável Mestre ou ao Primeiro Vigilante para iniciar a apresentação? Entendo que deve ser ao Primeiro Vigilante uma vez que este está conduzindo o "uso da palavra", por delegação do Venerável Mestre. Está correto esse entendimento?

CONSIDERAÇÕES:

Se o Venerável solicitar a qualquer Vigilante que conduza a apresentação de trabalho de um obreiro da sua Coluna, obviamente que o Vigilante em cumprimento a ordem dirige a palavra ao obreiro solicitando a dita apresentação. 

Ato seguido, o usuário da palavra solicitado se levanta na forma de costume, compõe o Sinal e com ele permanece pronunciando: “Venerável Mestre, Irmãos Primeiro e Segundo Vigilantes, meus Irmãos”.

Em seguida faz a apresentação da Peça de Arquitetura. O Venerável deve estar atento para autorizar o Irmão a desfazer o Sinal para melhor comodidade de leitura. 

Proferida a apresentação, o Irmão volta a compor o Sinal, caso ele tenha sido dispensado, desfaz o mesmo na forma de costume (aplicação da pena simbólica) e toma assento novamente.

Existem regras que devem ser criteriosamente observadas: exceto aos Vigilantes, todo o obreiro no Ocidente em se posicionando em pé estará à Ordem (corpo ereto, pés em esquadria e Sinal Penal do Grau composto). 

Ao tomar assento novamente desfaz o Sinal na forma de costume. Assim também todo o obreiro que fizer uso da palavra, primeiro de maneira protocolar pronuncia o cargo das Luzes por ordem hierárquica.

No caso da questão acima, a palavra já fora concedida pelo Vigilante por ordem do Venerável. Assim o usuário da palavra não a pede novamente por ocasião do ato.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JBNews n. 800, 04/11/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário