Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 17 de agosto de 2019

ÁTRIO DO TEMPLO - FINALIDADE E OCUPAÇÃO

Em 01/05/2019 o Respeitável Irmão Marcelo Gass, Loja Tríplice Aliança, 3.277, REAA, GOB-PR, Oriente de Toledo, Estado do Paraná apresenta a seguinte questão:

FINALIDADE E OCUPAÇÃO DO ÁTRIO DO TEMPLO

Escusas por enviar tantas questões! Mas preciso tirar essas dúvidas, pois são coisas que acontecem em nossa Loja, e quero fazê-las de forma correta em meu Veneralato.

Na Sessão Magna de Elevação e Exaltação, na falta de Mestres, pode a Comissão ser formada com menos Irmãos?

E mesmo que tenha número de Mestres, pode fazer a entrada do Pavilhão Nacional só com a Guarda de Honra?

Li e outros consultórios sobre o Átrio. Um deles o Irmão respondeu:

“Antes da sessão é no átrio que o Mestre de Cerimônias reveste os Irmãos com as suas joias e organiza o préstito para o ingresso no Templo. Já na Sala dos Passos Perdidos os Irmãos se paramentam (vestem os seus aventais), vestem o balandrau se for o caso, assinam o Livro de Presenças e outros afins relativos aos trabalhos maçônicos antes do ingresso no Templo”;

Me incomoda muito o burburinho no Átrio, no momento em que o MC reveste os Irmãos com suas joias. Já foi falado inúmeras vezes que no Átrio deve haver silencio, mas é quase em vão.

Sem falar que temos em nosso Átrio, As Colunas B e J, Estrelas e Espadas, que fazem parte dos Trabalhos. Mas temos também: Um mural, um armário com as joias, 1 armário com livros, e uns caixotes que guardamos coisas na Iniciação, Elevação e Exaltação. Em nossa futura gestão, iremos tirar do Átrio esses elementos estranhos. Minha questão é a seguinte: Posso solicitar ao MC para revestir os Irmãos na S∴PP∴PP∴, para quando adentarem no Átrio consigamos o tão sonhado silêncio?

CONSIDERAÇÕES:

Sobre o Pavilhão Nacional

Não havendo número de Mestres suficientes (só participam da comissão e guarda de honra Mestres Maçons), a comissão de recepção poderá ser formada em número inferior àquele que costumeiramente é determinado – Art. 3º, § 3º do Decreto 1476 de 17/05/2016.

A Comissão de Recepção, mesmo que em número reduzido, (menor que os 13 membros previstos) terá sempre o número maior de membros na Coluna do Norte.

Não sendo possível formar a Comissão de Recepção, o Pavilhão entrará escoltado apenas pela Guarda de Honra (três membros) - Art. 3º, § 3º do Decreto 1476 de 17/05/2016.

Sobre o Átrio

O Átrio é um recinto integrante do Templo. Nele, inclusive se realizam trechos da liturgia maçônica na Iniciação, Elevação e Exaltação. Nesse ambiente, que antecede a Sala da Loja, o Mestre de Cerimônias reveste ordeiramente as joias dos cargos e organiza o préstito para entrada. Também é no Átrio que se organizam e preparam as comissões de recepção e a Guarda de Honra do Pavilhão Nacional nas sessões magnas. É também o lugar em que o Porta-Bandeira se prepara com a Bandeira Nacional.

Já o lugar onde os maçons se encontram, deixam suas pastas e se preparam para os trabalhos (vestem aventais, balandrau e demais alfaias próprias), assinam o Livro de Presenças, etc., é a S∴ dos PP∴ PP∴. Reitero. No Átrio o Mestre de Cerimônias apenas reveste os Irmãos com as joias dos seus cargos.

É também no Átrio que o Cobridor Externo permanece pelo tempo determinado no ritual.

No Átrio não é lugar de reuniões, cumprimentos e conversas, assim como outros afins desse gênero. Respeitosamente os Irmãos para lá se dirigem apenas quando o Mestre de Cerimônias os chamar para os trabalhos.

Não é demais lembrar que não existe no Átrio, em se tratando do REAA, o apagar de luzes (penumbra), pedidos de meditação, concentração, orações, etc. Nele o Mestre de Cerimônias faz estritamente as recomendações necessárias.

No que diz respeito à última parte da sua questão, o Mestre de Cerimônias não distribui as joias dos cargos na S∴ dos PP∴ PP∴, porém, como dito, no Átrio. Ao tempo de se inverter a ordem natural das coisas, o melhor é retirar dele tudo aquilo que nele não deve ficar. Dos objetos e utensílios que o Irmão mencionou, só podem permanecer no Átrio - de modo organizado - as espadas e as estrelas, pois é ali que também se organizam as comissões e a guarda de honra. 

Essas orientações “oficiais” estão à disposição nas Orientações e Adequações para o Ritual de Aprendiz do REAA na plataforma do GOB-RITUALÍSTICA em http://ritualistica.gob.org.br/

Já o Decreto 1476 que dispõe sobre o cerimonial do Pavilhão Nacional pode ser encontrado na edição dos Rituais Especiais 2016 do GOB.

T.F.A.
PEDRO JUK
Secretário Geral de Orientação Ritualística do GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 12/08/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário