Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

TRÍPLICE E FRATERNAL ABRAÇO

TRÍPLICE E FRATERNAL ABRAÇO
Álvaro Gomes dos Santos
Ex-Grande Secretário Geral de Orientação Ritualística do GOB

Durante algum tempo procuramos fazer uma pesquisa sobre a forma correta de se dar o abraço maçônico.

Em determinada Loja tivemos um irmão que disse ter aprendido de forma diferente em cada grau, ou seja: no grau de aprendiz apenas uma batida, no grau de companheiro duas e no grau de mestre três, ao que perguntamos como seria no grau 33?

Em centenas de lojas que visitamos, ocupando o "Tempo de Estudos", não encontramos, por incrível que pareça um único irmão que desse o "mTríplice e Fraternal Abraço" corretamente e posso afirmar que isso e a nível nacional.

Vejamos o que diz Cayru em seu livro "O Aprendiz Maçom", usado muitos anos como guia dos irmãos.
ABRAÇO: O abraço fraternal que os maçons se dão consiste em passar o braço direito por cima do ombro esquerdo do Irmão e o braço esquerdo por baixo do braço direito do mesmo; estando os dois nesta posição batem brandamente com a mão direita as pancadas que constituem a bateria do grau (aprendi). Feito isto, invertem-se as posições dos braços, isto é, passa-se o braço esquerdo por cima do ombro direito do Irmão e o braço direito por baixo do braço esquerdo do mesmo; estando os dois nessa posição, dá-se a bateria do grau como no primeiro amplexo. Por fim, invertem-se novamente as posições dos braços, voltando-se à primeira posição e repete-se a formalidade da bateria.
Observem que ao dar o abraço, bate-se somente a mão direita brandamente e a esquerda fica parada, pois é passiva.

Depois de lançarmos essa informação, lamentavelmente os "luminares" da Ordem, pela primeira vez desde que me conheço por maçom nunca deram explicação de como executar o abraço maçônico e agora no ritual do terceiro grau, página 132, escreveram a forma de dar, somente erroneamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário