Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

REAA - SUBSTITUTO DO VENERÁVEL MESTRE NAS SESSÕES MAGNAS

Em 16/05/2019 o Respeitável Irmão Marcos Almeida, Loja Guardiões do Roncador, 3.719, REAA, GOB-MT, Oriente de Barra do Garças, Estado do Mato Grosso, solicita informações:

SUBSTITUIÇÃO DO VENERÁVEL

Meu Irmão, duvidas são recorrentes em quase todos os procedimentos em Loja, desta feita, é sobre a substituição do Venerável em sua ausência, diz o Ritual que o 1º Vigilante é seu substituto legal, mas, se o 2° Vigilante for MI, ele assume o lugar do 1° Vigilante e este dirigira a sessão ordinária, estou correto, somente em sessões que exigir a presença de um MI no caso o 2° vigilante, também estou correto. Muito Obrigado!

CONSIDERAÇÕES:

Nas sessões ordinárias do REAA, a praxe é a de que o substituto precário do Venerável Mestre seja o Primeiro Vigilante, independentemente de ser ele um Mestre Maçom Instalado ou não. Por conseguinte, mesmo sendo o 2º Vigilante um Mestre Maçom Instalado - como o Irmão cita na questão - ele assume o lugar do Primeiro Vigilante enquanto que o Segundo Experto assume a sua vaga.

Já nas sessões magnas de Iniciação, Elevação e Exaltação, se o Primeiro Vigilante não possuir o título honorífico de Mestre Instalado é recomendável que o Ex-Venerável mais recente da Loja então assuma o cargo do titular ausente. Agora, se o Primeiro Vigilante for um Mestre Instalado, independente dele ser ou não o mais recente, ele, como primeiro substituto do Venerável é quem assume o cargo.

Sendo o Segundo Vigilante o Venerável mais recente da Loja ele pode assumir os trabalhos da sessão magna caso o Primeiro Vigilante não seja um Mestre Instalado. Nesse caso o seu substituto na segunda Vigilância continua sendo o Segundo Experto. Essa é uma opção da Loja para as sessões magnas e nada impede, entretanto, que outro Mestre Instalado da Loja assuma os trabalhos – isso evitaria a ausência de dois titulares, ao invés de um só.

A bem da verdade, todo esse mistifório se dá porque nas Iniciações, Elevações e Exaltações existe a liturgia da consagração do Candidato, em cuja qual a Espada Flamejante é utilizada. Como simbolicamente apenas um Mestre Maçom Instalado é quem pode empunhar essa espada, na ausência precária do Venerável Mestre, opta-se por assumir toda a direção dos trabalhos um Ex-Venerável e com isso ser realizado o ato da consagração. Bem mais fácil seria, se fosse o caso, que um Mestre Instalado, no momento necessário, se apresentasse para realizar o ato (esse procedimento era comum no passado).

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 17/08/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário