Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

REAA - MENCIONAR TODAS AS AUTORIDADES E PROCEDIMENTO RITUALÍSTICO NA EXPOSIÇÃO DA LENDA

Em 05/06/2019 o Respeitável Irmão João Batista Alves Souza, Loja Fraterna União, 1.615, REAA, GOB-GO, Oriente de Goiatuba, Estado de Goiás, solicita esclarecimentos para o que segue:

QUESTÕES RITUALÍSTICAS DO REAA

1 - Gostaria de sanar uma dúvida minha, qual seria o correto na saudação das autoridades presentes, antes de começar a falar. Saúda o Venerável, e os Vigilantes primeiros, antes no caso se estiver o Soberano, Grão-Mestre Estadual, deputado federal, deputado estadual, secretários, Mestre instalados, Veneráveis. Qual seria a ordem certa.

2 - Em uma Exaltação, quem fala a c∴s∴d∴dd∴oo∴, é o 1º ou 2º Vig? E no círculo qual as posições do Venerável, e os Vigilantes.

CONSIDERAÇÕES:

Tenho comentado em inúmeros escritos a respeito: o ato de se dirigir protocolarmente às Luzes da Loja, autoridades e demais presentes não é saudação. Reitero, não é saudação.

Essa atitude nada mais é do que o protocolo de costume utilizado quando se vai fazer o uso da palavra. Isso não é saudação. Saudação só é feita pelo Sinal Penal apenas ao Venerável Mestre quando do ingresso e saída do Oriente ou as Luzes da Loja quando da entrada formal com a Marcha do Grau, ou ainda às Luzes quando da saída de alguém definitivamente antes do encerramento dos trabalhos.

Novamente esclarecido isso, um Irmão ao fazer uso da palavra, devidamente autorizado, se coloca à Ordem e, sem desfazer o Sinal de Ordem se dirige por primeiro ao Venerável Mestre e Vigilantes, a seguir autoridades presentes (sem a necessidade de nominá-las uma a uma) e por último, genericamente aos demais Irmãos. 

Quando menciono “autoridades” por óbvio nelas se incluem os Grão-Mestres, tanto o Soberano quanto os Eminentes. Assim, por princípio, os primeiros a serem mencionados são aqueles que detém o malhete, independente da autoridade que esteja presente.

Não existe uma regra para que obrigue o usuário da palavra a mencionar um a um os cargos e autoridades presentes. Na verdade, isso fica a critério do usuário da palavra, embora mencionar todos não seja recomendável, principalmente pela perda de tempo que essa atitude acaba provocando. 

Reitero, além do quê, não é obrigatória.


Mesmo assim, se a ideia for a de mencionar autoridades, então após ter se dirigido primeiramente às Luzes da Loja, o usuário da palavra pode optar por se dirigir a mais alta autoridade presente para que, em seu nome, se dirija aos demais. Essa seria uma atitude mais apropriada, melhor do que ficar mencionando uma a uma as autoridades e cargos. Agora, imagine-se uma Loja com número grande de presença e cada usuário da palavra ficar repetindo nomes e cargos. 

Na exposição teatral da Lenda o Respeitab∴ se posiciona de costas para o Or∴ e próximo ao pé do esq∴; o Venerab∴ 2º Vig∴ se coloca no Sul diante da porção mediana direita do esq∴, enquanto o Venerab∴ 1º Vig∴ se coloca no Norte diante da porção mediana esquerda do esq∴. O primeiro a se aproximar do esq∴ é o Venerab∴ 2º Vig∴, que no ato pronuncia J∴. O segundo a se aproximar é o Venerab∴ 1º Vig∴, que no ato pronuncia B∴ e logo a seguir exclama: a c∴ s∴ d∴ dd∴ º∴!

Cabe por fim comentar que no Ritual existe equívoco de impressão e os procedimentos estão trocados. Esses erros serão corrigidos nas adequações e orientações relativas ao Terceiro Grau que em breve estarão na plataforma http://ritualistica.gob.org.br/

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br 23/08/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário