Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 20 de agosto de 2019

SINAL DE ORDEM DO COMPANHEIRO - MÃO ESQUERDA?

Em 07/05/2019 o Irmão Valdemir Oliveira, sem mencionar o nome da Loja, Rito, Obediência, Oriente e Estado da Federação, faz a seguinte pergunta:

DEDOS DA MÃO ESQUERDA NO SIN. DE COMPANHEIRO

Gostaria de saber o correto posicionamento dos dedos da mão esquerda no Sinal de Companheiro? Cada um fala uma coisa.

CONSIDERAÇÕES:

O problema é que o Irmão apresenta a questão, mas não completa a informação. A questão é saber em qual Rito e Obediência. Não tenho como saber, pois não é informado nem o nome da Loja.

Para não perder a viagem, vou eleger um Rito. Se for no REAA, vai depender ainda dos rituais das Obediências. Alguns deles falam em mão esquerda espalmada e dedos unidos, outros falam em dedos levemente afastados, outros ainda mencionam formar uma esq∴ com o pol∴ afastado, etc. No GOB, por exemplo, todos os dedos são unidos com a palma voltada para frente.

A bem da verdade, essa mão esquerda como complemento do Sin∴ Cord∴ nem deveria existir no REAA, já que originalmente (nos rituais que não foram deturpados) o braço esquerdo simplesmente fica caído ao longo do corpo (não é utilizado no Sin∴). Infelizmente, Oswald Wirth, vendo coisas onde não deveriam ser vistas e embasado em costumes de outros ritos, é o autor desse enxerto no Segundo Grau do escocesismo. Alegando ser o gesto um apelo às forças astrais ele vislumbrou essa possibilidade, cuja qual caiu como uma luva bem ao gosto dos latinos. 

Mas, como esse costume vem sendo seguido de há muito, muitos dos nossos rituais apresentam esse gesto secundário enraizado, embora nunca explicam o porquê do dito. Obviamente que não explicam, pois para tal não existe explicação (pelo menos plausível e convincente). Assim, para entornar ainda mais o angu, alguns rituais colocam posições diferencias para os dedos da mão esquerda durante o sinal. E assim a carruagem anda.

De tudo, o jeito é seguir o que menciona o ritual aprovado na Obediência, até que um dia, quem sabe, essa anomalia possa desaparecer definitivamente e não vire mais uma carcaça de dinossauro – difícil de consumir. 

Faça-se justiça àqueles que já retiraram esse costume e seguem o que prevê o Rito na sua tradição, ou seja, o Sin∴ de Ord∴ do grau é feito apenas com a mão direita. Reitero: estou me referindo ao REAA.

Concluindo, explicar o significado desse gesto (o da mão esquerda) seria de minha parte uma atitude temerária, pois racionalmente ele não encontraria guarida no REAA. Agora, se a sua questão for relativa a outro Rito, eu fico lhe devendo, pois ficou faltando essa informação na pergunta.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 15/08/2019

Um comentário:

  1. Excelente texto, porém a dúvida que eu fiquei agora é como você consegue inserir os ∴ (esse copiei do seu texto).... sofro para inserir eles nos meus trabalhos rsrs
    Agradeço ao irm∴ pelos trabalhos apresentados, são de grande valia.

    ResponderExcluir