Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

RITO YORK X RITUAL DE EMULAÇÃO

RITO YORK X RITUAL DE EMULAÇÃO - CONSIDERAÇÕES
* Sérgio Roberto Cavalcante

CONSIDERAÇÃO I
O QUE É RITO?

A palavra Rito, é originária do latim – Ritus. Seu significado clássico é: “Uma prática, um costume aprovado; ou conjunto de normas e práticas que se faz com regularidade”. Este vocábulo tem ainda dois outros sentidos, dois significados diferentes, dependendo da forma como se escreve. Se for escrever com “R”(maiúsculo) ou com “r”(minúsculo). Cada escrita possui um significado característico. Chama-se Rito com “R” uma parte particular da Maçonaria que pode ser Rito York(1), Rito Escocês Antigo(2) e Aceito, Rito Moderno, Adonhiramita, Brasileiro, Schröder, entre outros.

Dar-se também o nome de rito com “r” um ato cerimonial, cujo formalismo foi previamente estabelecido, tendo em vista sua finalidade iniciática.

Mas, afinal de contas, o que é um Rito Maçônico? Maçonicamente é prática de se conferir a Luz Maçônica a um profano, através de um cerimonial muito bonito e próprio, a uma série de graus específicos. São práticas tradicionais que a Maçonaria adota desde tempos idos, desde que, oficialmente estabelecido por uma Potência Maçônica. E o que é estabelecer oficialmente? Por exemplo, no âmbito da Grande Loja Unida da Inglaterra(3) e bem como nas Grandes Lojas da Escócia, Irlanda, e em algumas Grandes Lojas Norte-americanas, não há menção a Rito com “R”, E sim, tão-somente a Craft(4).

Então pergunta-se. Um ritual pode ser transformando em Rito? Claro que sim! Por quê não! Basta tão-somente aos dirigentes de cada Potência Maçônica(5), se assim desejarem e de acordo com a Soberana Assembléia de sua respectiva jurisdição oficializar(estabelecer oficialmente), como já foi exposto supra, pois cada Potência Maçônica é soberana no âmbito de sua respectiva jurisdição; e não há um órgão central maçônico a nível mundial(6) que seja o responsável por todas as fundações(criação) e ou descrendeciamento de uma ou outra. Não há melhor exemplo a ser citado neste humilde trabalho senão, o Rito Schröder, criado pelo Irmão Friedrich Ludwing Schröder, o qual só possui três graus(7).

CONSIDERAÇÃO II
O QUE É RITUAL?

Ritual é um conjunto de regras e/ou normas estabelecidas para a liturgia das cerimônias maçônicas. Sempre existiram os rituais, inicialmente através das tradições e oralmente; posteriormente por escrito.

Entendido o enunciado, ver-se claramente que ritual é totalmente diferente de Rito.

Então pergunta-se. Está errada a Grande Loja Unida da Inglaterra e bem como outras Potências Maçônicas(8) que estabelecem para seus trabalhos maçônicos, rituais e não Rito? Claro que não está, pois lá (UGLE e demais) houve um estabelecimento, ou seja, foi imposta uma regra(lei) oficializando tal procedimento.

O que não é correto é uma Potência Maçônica afirmar(estabelecer) que um ritual é um Rito, sem ser. Ou seja, sem oficializá-lo, sem patenteá-lo com Rito(9).

Fazendo algumas pesquisas na rede mundial de comunicações (internet), verifiquei em alguns sítios (site10), que há denominação de Rito de Emulação para o Ritual de Emulação.

Não posso afirmar com certeza se a(s) Potência(s) Maçônica(s) daquele país realmente estabeleceu oficialmente a denominação de Rito de Emulação para o ritual ora em debate.

CONSIDERAÇÃO III
O QUE É RITO YORK

Para se chegar a definição de que é “Rito York”, será necessário uma pequena viagem pelo “túnel do tempo”.

O Rito York é baseado nos antigos rituais remanescentes da Antiga Maçonaria que era praticada no começo do século XVIII. 

Esses rituais eram praticados pelos Maçons da Grande Loja dos Antigos, fundada no ano de 1751 por Maçons irlandeses que haviam sido impedidos de entrar na esnobe Grande Loja de Londres(11), fundada no ano de 1717.

COMO CHEGOU A FRANCO-MAÇONARIA NA AMÉRICA

Não há documentação confiável quanto a data concreta da chegada da Franco-Maçonaria as Américas e notadamente na América do Norte e em especial nas então colônias e hoje Estados Unidos da América do Norte.

Afirmam(12) alguns que a Maçonaria Inglesa chegou ao novo continente no ano de 1607, estabelecendo-se então, na Colônia da Virgínia.

O PRIMEIRO MAÇOM NA AMÉRICA

O primeiro Maçom a se estabelecer nas colônias foi John Skene. Esse possível Maçom estabeleceu-se na Colônia de New Jersey.

O PRIMEIRO MAÇOM NORTE-AMERICANO

O primeiro colono norte-americano a ser iniciado Maçom foi Jonathan Blecher que, numa viagem à Inglaterra no ano de 1740 foi iniciado numa Loja inglesa.

A PRIMEIRA LOJA MAÇÔNICA NA AMÉRICA

A primeira Loja oficialmente certificada (estabelecida oficialmente) nas Américas, foi a Saint’s John Lodge, localizada na cidade de Boston.

AS LOJAS MILITARES

As Lojas militares tiveram um papel preponderante na consolidação da Maçonaria nas colônias e bem como na consolidação da grande nação do norte denominada de Estados Unidos da América do Norte.

As Lojas militares começaram a surgir a partir do ano de 1732 no Exército Britânico sob a forma de “Lojas de Campo Regimentais(13)”.

THOMAS SMITH WEBB

Thomas Smith Webb é considerado como se fosse o organizador e fundador do Rito York(14). Ele nasceu em 30 de outubro de 1771, em Boston.

Foi iniciado na Loja do Sol Nascente, em Keene, New Hampshire, aos 19 anos.

No ano de 1797, ele catalogou, organizou e codificou todos os rituais antigos(15) e fez um conjunto de 13(treze) rituais condensando-os em um monitor e denominando-o de Rito York(16), em homenagem a cidade de York(17), tida como berço da Maçonaria no mundo.

O RITO YORK NO BRASIL

O Rito York chegou ao Brasil através de Maçons norte-americanos vindo em sua maioria do Estado do Alabama.

No ano de 1874, o coronel e Irmão William Hutchinson Norris fundou juntamente com alguns de seus filhos e outros Maçons, a Washington Lodge, na fazenda machadinho em Santa Bárbara do Oeste, na então Província de São Paulo.

O Irmão William Hutchinson Norris faleceu no ano de 1893.

Pouco se sabe das atividades dessa legendária oficina franco-maçom, pois seus componentes formavam um grupo muito fechado, que pouco ou nenhum contato mantinha com a Maçonaria Nacional.

Sabe-se apenas que o Grande Oriente Unido do Brasil em data de 12 de novembro de 1874 concedeu uma Carta Constitutiva, para que a Loja começasse a trabalhar.

Essa Loja veio a abater colunas tendo em vista que de seus membros, muitos faleceram e outros retornaram ao país de origem.

AS LOJAS(18) PÓS A WASHINGTON LODGE

Cento e dez anos após o falecimento do Irmão William H. C Norris é fundada(19) uma outra Loja no Brasil a pautar seus trabalhos no Rito York.

Essa Loja denomina-se “Phoenix” e está jurisdicionada a Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia (CMSB).

A Loja “Cavaleiros do Sol”(20) é a segunda Loja no Brasil a pautar seus trabalhos com os rituais norte-americanos. Esta Loja está sob a jurisdição da Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba (CMSB).

Em seguida vem a Loja “Regeneração dos Mistérios”(210– jurisdição do Grande Oriente do Paraná (COMAB).

Logo em seguida vem a Lojas “Futura”(22), “Joaquim Nabuco”(23) e “Montes Guararapes”(24) – jurisdição do Grande Oriente Independente do Estado de Pernambuco (COMAB).

Temos também, a “Segredos da Pirâmide”(25) – jurisdição do Grande Oriente do Estado da Paraíba(COMAB).

Por último temos a “7 de Junho” – jurisdição do Grande Oriente Independente do Estado do Rio Grande do Norte(COMAB).

Há outras Lojas(26) já trabalhando ou em fase de migração do Ritual de Emulação para o Rito York.

Nota-se que há predominância de Lojas da jurisdição de vários grandes orientes estaduais(COMAB).

Mas, a nossa preocupação não é com a predominância de jurisdição “a”, “b” ou “c”. Nossa preocupação é única e exclusivamente com a uniformidade dos rituais, a fim de que os nossos rituais (ainda tão puros) não se transformem nos combalidos (retalhados-enxertados) rituais do REAA, praticados aqui no Brasil(27).

CONSIDERAÇÃO IV
O QUE É RITUAL DE EMULAÇÃO
ESTABELECIMENTO DO RITUAL

Durante muitos anos antes da união das duas Grandes Lojas rivais, a dos Modernos(de 1717)e a dos Antigos(de 1751), muitos esforços de bastidores foram empreendidos para padronizar as formas ritualísticas, ou seja, aquilo que entendemos hoje por rituais.

Em 1794, dois Grão-Mestres John 4º, duque de Athol, Grão-Mestre dos “Antigos” e George, Príncipe de Gales, Grão-Mestre dos “Modernos” solicitam ao Príncipe Edward, mais tarde duque de Kent, Grão-Mestre dos “Antigos” em 1813, que arbitrasse o trabalho de unificação.

Em 1809, a primeira Grande Loja(dos Modernos) tomou a iniciativa neste sentido, promovendo a fundação da Loja da “Promulgação” com o objetivo de estudar os Landmarks e as práticas esotéricas para recomendar as mudanças que deveriam ser feitas no sentido de trazer os rituais a uma forma aceitável, visando de antemão a preparação para a união das Grandes Lojas rivais. Um corpo similar foi fundado pelos(Antigos).

Em 7 de dezembro de 1813 é criada uma loja mista– Lodge of Reconciliation [Loja da Reconciliação] – que harmoniza os rituais. O trabalho foi efetuado oralmente, respeitando a proibição de nada escrever a respeito do “segredo maçônico”. Nenhuma ata foi redigida, assim como foi proibido até tomar notas.

A Loja da “Reconciliação” passa a apresentar, na prática e oralmente, o novo ritual harmonizado para as Lojas de Londres e arredores. Essas apresentações prosseguiram durante três anos ininterruptos. Com esta providência a forma ritualística do novo ritual praticamente foi padronizada em toda a Inglaterra.

Em junho de 1816, as formas dos rituais para uso na nova Grande Loja foram demonstradas pela Lodge of Reconciliation[Loja da Reconciliação], constituída especialmente para produzi-las, as quais viriam documentar, oficialmente por numa resolução e pela primeira vez, as Cerimônias praticadas até então.

Assim, em 1816, surge oficialmente um novo ritual, “aprovado e confirmado” pela Grande Loja Unida da Inglaterra, resultado de um longo trabalho iniciado em 1794, coroado pelo Act of Unionde 27 de dezembro de 1813 e finalmente concluído em junho de 1816.

Em 2 de outubro de 1823 os membros da “Burlington Lodge”, fundada em 1810 e “Perseverance Lodge”, fundada em 1817, se reúnem pela primeira vez na “Emulation Lodge of Improvement for Master Masons” (Loja Emulação de Aperfeiçoamento para Mestres Maçons), com a finalidade de prover instruções para aqueles que desejassem se preparar para cargos de lojas e à sucessão na Cadeira.

O Emulation working (trabalho Emulação) recebeu seu nome da Emulation Lodge of Improvement cujo Comitê é o curador do ritual por delegação da Grande Loja Unida da Inglaterra, e que autoriza a publicação do livro denominado Emulation Ritual (Ritual Emulação).

O Ritual de Emulação, foi estabelecido no ano de 1813 por ocasião da União das então duas Grandes Lojas Rivais. Uma denominada de “Modernos” e a outra de “Antigos”(28).

Muitos Maçons pensam que o Ritual de Emulação (Emulation Ritual) é um Rito. Não é.

Na realidade, não se trata de um Rito, mas sim de um ritual. No âmbito da Maçonaria Inglesa (Grande Loja Unida da Inglaterra) o vocábulo Rito é inonimado. Os Maçons ingleses não falam em Rito, eles falam em rituais.

Como já foi explicado no presente trabalho, Rito representa as regras e cerimônias de caráter sacro ou simbólico que se regem por normas estabelecidas e que se devem observar na prática. Ou seja, representa um conjunto de organizações maçônicas.

Já ritual, representa o monitor que contém o conjunto de práticas consagradas pela uso, por normas ou ambas, e que se devem de forma invariável em momentos determinados. Ou seja, é o cerimonial.

O Ritual de Emulação(29) surgiu na Inglaterra logo após a união das duas Grandes Lojas, a dos “Antigos” e a dos “Modernos”. Para se concretizar essa “união” resultaram inevitáveis concessões. E essas concessões representavam os rituais, ou mais especificamente, os trabalhos(30) praticados pelas Lojas inglesas. Os principais rituais ingleses são: Emulation(31), Logic, Bristol,Taylor’s, Stability, Humber, West End, Universal,Oxford, etc, etc, etc(32).

O Ritual de Emulação recebeu seu nome da Emulation Lodge of Improvement for Master Masson(33), cuja finalidade era a de prover instruções para aqueles que desejassem se preparar para cargos de Lojas e à sucessão a Cadeira do Mestre da Loja.

Essa Loja possui um Comitê(34) que é o curador do ritual por delegação da Grande Loja Unida da Inglaterra, e que autoriza a publicação do livro denominado Emulation Ritual(Ritual Emulação).

Como já foi explicitado no presente trabalho, a Grande Loja Unida da Inglaterra não dispõe de nenhum ritual ou Rito oficial escrito e jamais autorizou a publicação de qualquer forma especifica de rituais existentes e consagrados na Inglaterra, compete as Lojas(35) a regulamentação das formas de ritual, reservando-se o direito de intervir em qualquer Loja inglesa que adote formas ou modificações entranhas a prática do ritual conforme ensinado desde 1813. Pois segundo o Art. 155 da atual Constituição da Grande Loja Unida da Inglaterra, concede essa liberdade.

Transcrevemos in-verbis o texto:

“Lodge may regulate its own proceedings”{Loja pode regular seus própios procedimentos}.

“155. The members present of any Lodge duly summoned have na undoubled right to regulate their own proceedings, provided they are consistent with the general laws and regulations of the Craft; but a protest against resolution or proceeding, base don the ground of its being contrary to the laws and usages of the Craft, and for the porpuse of complaining or oppealing to a higher Masonic outhority, may be and such protest shall be entered in the Minute Book if the Brother marking the protest shall so request.”

Traduzindo(36): “155. Os membros presentes em qualquer Loja, devidamente reunida, têm o direito inalienável para regular os seus próprios procedimentos, desde que eles estejam de acordo com as leis gerais e regulamentos do Ofício; mas um protesto contra qualquer resolução ou procedimento que seja contrário às leis e aos costumes do Ofício e com a finalidade de reclamar ou atrair uma autoridade maçônica maior, pode ser feito, e tal protesto será anotado no Livro de Apontamentos, se o Irmão que faz o protesto assim solicitar.

Então, decorre a existência, na Inglaterra, das diversas formas de rituais, conforme já foi explicitado neste, pois a Grande Loja não legisla sobre a forma de ritual adotado por suas Lojas.”

INTRUDUÇÃO DO RITUAL DE EMULAÇÃO NO BRASIL

O sistema ritualístico inglês(37) foi introduzido no Brasil, através da “Orphan Lodge”, no velho caminho de mata cavalos(38), atual rua Riachuelo n 18, Rio de Janeiro, em 28 de junho de 1837. Seu primeiro Venerável Mestre foi Joseph Ewbank, que pertencera a célebre Loja “Comércio & Artes”, do Grande Oriente do Brasil(39).

Em data de 21 de setembro de 1839, também no Rio de Janeiro, alguns obreiros da aludida célula fundadora fundaram a “St. John’s Lodge”.

Mais tarde, ocorreu a fundação da “Southern Cross Lodge”, na cidade do Recife-PE, em 25 de abril de 1873.

Outras Lojas foram fundadas, como por exemplo, a “Eureka Lodge”, em 21 de outubro de 1981, a “Duke of Clarence”, em 10 de novembro de 1891. Ambas, sob a jurisdição da Grande Loja Unida da Inglaterra.

Essas Lojas trabalhavam no Brasil a “contra gosto” do Grande Oriente do Brasil, pois até então, não havia nenhum pacto (tratado) de mútuo reconhecimento entre a Grande Loja Unida da Inglaterra com o Grande Oriente do Brasil.

Só em data de 21 dezembro de 1912 foi celebrado o Tratado de Mútuo Reconhecimento entre as duas Potências Maçônicas, quando era Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil o Irmão Lauro Nina Sodré e Silva, e Grão-Mestre da Grande Loja Unida da Inglaterra, o Irmão Arthur William Patrick Albert - Duque de Connaught.

O ERRO HISTÓRICO

Quando da confecção dos dois documentos (um em inglês e outro em português), ficou estabelecido no texto em português, a criação de um “Capítulo do Rito de York”, mesmo sem ser Capítulo e sem ser “Rito de York”.

Porém, os ingleses, entre si, NUNCA usaram as errôneas expressões “Capítulo” e “Rito de York”. Para eles era “Grand Conseil of Craft Masonry in Brazil”, que em português, quer dizer “Grande Conselho do Ofício Maçônico no Brasil(40)”.

Vale ressaltar que no brasão emblemático não havia a mínima referência ao suposto Rito de York.

Na parte superior estavam as iniciais G. C. C. M. e na parte inferior estava o nome Brazil(com “z”).

No ano de 1920 o Irmão “Joseph Thomas Wilson Sadler”, obreiro da “Lodge of Unity”, fez uma tradução para o português, porém impressa em Londres, com a aprovação da United Grand Lodge of England. Ele não usou errônea expressão “Rito de York”. Ele usou a expressão “Cerimônias Exatas da Arte Maçônica”.

Já no ano de 1976, um Irmão da “Campos Salles Lodge N° 5565, sem conhecer praticamente nada do sistema ritualístico inglês, foi incumbido de revisar e deitar uma nova edição do ritual de 1920.

Ele copilou o referido ritual em aproximadamente 99%. Entretanto, na capa, ele escreveu, em letras maiúsculas, algo que NÃO ESTAVA NO ORIGINAL de 1920 e que NUNCA ESTEVE NOS RITUAIS INGLESES: “RITO DE YORK”.

Um pouco abaixo ele escreveu “CERIMÔNIAS EXATAS (EMULAÇÃO) APRENDIZ, COMPANHEIRO E MESTRE, traduzidas em 1920 do ORIGINAL INGLÊS pelo Venerável Irmão J. T. SADLER, P. A. G. D. C.; P. D. G. W. para o Gr∴Or∴ do Brasil. Posteriormente adaptadas para o uso na LOJA “CAMPOS SALLES N° 5565” SÃO PAULO(SP) ***5976***.

CONSIDERAÇÃO V
ADAPTAÇÕES INAPROPRIADAS(41)

1°) – Texto original do Emulation Ritual[Ritual (de) Emulação]:

“WM: - Brother Junior Warden, your place in the Lodge?

JW: - In the South(42).

WM: - Brother Senior Warden, your place in the Lodge? 

SW: - In the 

WM: - Brother Senior Warden, your place in the Lodge? 

SW: - In the West(43). 

WM to SW: - The 

WM to SW: - The Master(44)’s place? 

SW: - In the 

SW: - In the East(45). 

WM: - Why is he placed there? 

WM: - Why is he placed there? 

SW: - As the sun rises in the East to open and enliven the day, so the Worshipful Master is placed in the Eastto open the Lodge, and employ and instruct the Brethren in Freemasonry...”

“...WM: - The Brethren from the North(46), East, Southand Westwill take notice that Mr. … is about to pass in view before them to show that he is the Candidate, properly prepared, and a fit and proper person to be made a Mason.”

“...WM: - It is my duty to inform you that Masonry is free, and requires a perfect freedom of inclination in every Candidate for its mysteries. It is founded on the purest principles of piety and virtue. It possesses great and invaluable privileges, and in order to secure those privileges to worthy men, and we trust to worthy men alone, vows of fidelity are required; but let me assure you that in those vows there is nothing incompatible with your civil, moral, or religious duties. Are you therefore willing to take a Solemn Obligation(47), founded on the principles I have stated, to keep inviolate the secrets and mysteries of the Order?”

“...WM: - Repeat your name at length and say after me: I. …, in the presence of the Great Architect of the Universe, and of this worthy, worshipful, and warranted Lodge of Free and Accepted Masons , regularly assembled and properly dedicated, of my own free will and accord, do hereby, and hereon, sincerely and solemnly promise and swear, that I will always hele, conceal, and never reveal any part or parts, point or points of the secrets or mysteries of or belonging to Free and Accepted Masons in Masonry which may heretofore have been known by me, or shall now or at any future period be communicated to me, unless it be to a true and lawful Brother or Brothers, and not even to him or them, until after due trial, strict examination, or sure information from a well-known Brother that he or they are worthy of that confidence; or in the body of a just, perfect and regular Lodge of Ancient Freemasons. I further solemnly promise that I will not write those secrets, indite, carve, mark, engrave, or otherwise them delineate, or cause or suffer it to be so done by others, if in my power to prevent it, on anything, movable or immovable, under the canopy of Heaven, whereby or whereon any letter, character, or figure, or the least trace of a letter, character, or figure, may become legible, or intelligible to myself or anyone in the world, so that our secret arts and hidden mysteries may improperly become known through my unworthiness. These several points I solemnly swear to observe, without evasion, equivocation, or mental reservation of any kind, in the certain knowledge that on the violation of any of them I shall be branded as a willfully perjured individual, void of all moral worth, and totally unfit to be received into this worshipful Lodge, or any other warranted Lodge, or society of men who prize honour and virtue above the external advantages of rank and fortune. So help me God, and keep me steadfast in this my Great and Solemn Obligationof an Entered Apprentice Freemason.”

“...WM: - What you have repeated may be considered but a serious promise; as a pledge of your fidelity, and to render it a Solemn Obligation, you will seal it with your lips on the Volume.”

“...WM: - You are now enabled to discover the three lesser lights; they are situated East, South, and West, and are meant to represent the Sun, Moon, and Master of the Lodge; the Sun to rule the day, the Moon to govern the night, and the Master to rule and direct his Lodge.”

“...WM: - But the danger which, traditionally, would have awaited you until your latest hour was the physical penalty at one time associated with theObligation(48) of a Mason, that of having your throat cut across had you improperly disclosed the secrets of Masonry. The full penalty was that of having the throat cut across, the tongue turned out by the root and buried in the sand of the sea at low-water mark or a cables length from the shore, where the tide regularly ebbs and flows twice in twenty-four hours. The inclusion of such a penalty is unnecessary, for the Obligation you have taken this evening is binding on you for so long as you shall live.

Having taken the Great and Solemn Obligation of a Mason, I am now permitted to inform you that there are several degrees in Freemasonry, and peculiar secrets restricted to each; these, however, are not communicated indiscriminately, but are conferred on Candidates according to merit and abilities. I shall therefore proceed to entrust you with the secrets of this Degree, or those marks by which we are known to each other and distinguished from the rest of the world; but must premise for your general information that all Squares, Levels, and Perpendiculars are true and proper Signs to know a Mason by. You are therefore expected to stand perfectly erect Candidate complies, your feet formed in a Square Candidate complies, your body being thus considered an emblem of your mind, and your feet of the rectitude of your actions.”

2°) – Texto original do Ritual (de) Emulação[GOB(49):

p. 29.

“VM: - Irmão 2° Vigilante, o vosso lugar em Loja?

2°V: - No Sul.

“VM: - Irmão 1° Vigilante, o vosso lugar em Loja?

1°V: - No Ocidente.”

p. 30.

“VM: - O lugar do Venerável Mestre(50)?

PMI ou 1°V(51): - No Oriente.

VM: - Por quê ocupa ele esse lugar?

PMI ou 1°V: - Assim como o sol nasce no Oriente para romper e dar vida ao dia, o Venerável Mestre tem assento no Oriente para abrir a Loja, empregar e instruir os Irmãos na Maçonaria.”

p. 33.

“VM: - Irmão 1° Vigilante, o vosso constante lugar em Loja?

1°V: - No Ocidente.

VM: - Por quê sois aí colocado?

1°V: - Assim como o sol se recolhe no Ocidente para encerrar o dia, o 1° Vigilante é colocado no Ocidente para encerrar a Loja por ordem do Venerável Mestre, depois de verificar se todos os Irmãos estão satisfeitos.”

p. 49.

“VM: - Irmãos do Norte, Oriente, Sul e Ocidente, prestai atenção ao Sr..., que vai passar diante de vós, a fim de mostrar que é um Candidato convenientemente preparado, pessoa digna e apta para ser feita Maçom.” 

p. 55.

“VM: - É meu dever.......estais portanto resolvido prestar um Solene Juramento baseado nos princípios que acabo de expor, para guardar inviolados os segredos e mistérios da Ordem?”

pp. 57-59.

“Eu.........em presença do Grande Arquiteto do Universo e perante esta digna venerável e regular Loja de Maçons Livres e Aceitos......Assim me ajude Deus, conservando-me firme neste meu Grande e Solene Juramento de Aprendiz Maçom.”

“VM: - O que acabais de repetir poderá ser considerado tão somente como uma solene promessa; como um penhor de vossa fidelidade e para transformá-la num Solene Juramento, vós selareis como vossos lábios por três vezes no Livro das Sagradas Escrituras.”

p. 61.

“VM: - Estais agora habilitado a conhecer as Três Luzes Menores. Elas estão situadas no Oriente, Sul e Ocidente, tendo por fim representar o Sol, a Lua e o Mestre da Loja.....”

Finalizando estas considerações, observem que é preciso conhecer muito bem a história que assinala o surgimento do Emulation Working na Maçonaria Inglesa.

Por falta na maioria das vezes desse conhecimento, os Maçons, muitas vezes, involuntariamente até, distorcem as características naturais deste excepcional ritual. Trata-se de um ritual de fácil execução, mas com segredos quanto a sua origem.

Tem mais adaptações indevidas, mas irei parar por cá. 

Outrossim, quem quiser saber mais sobre o Rito York e o Ritual de Emulação, favor adquirir o livro: 

“Rito York – O Simbolismo – Aprendiz Maçom”, de autoria deste articulista, juntamente (co-autoria) com o Irmão Hugo Borges.

Visite o site: www.ritoyork.com.bre faça o seu pedido ou faça contato através do e-mail: sirsergioroberto@yahoo.com.br. Com certeza irá ler e indicá-lo para outros Irmãos.

O presente trabalho pode ser divulgado ao público maçônico, desde, é claro que cite o autor.

FONTES DE CONSULTA:
http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Hutchinson_Norris
www.ritoyork.com.br
http://www.glnf.fr/provinces/valleedurhone/rites_re.htm ; http://www.glnf.fr 
www.glnf.asso.fr
Coletânea A Bigorna – 2º Volume nº 34 até 70 – Kurt Prober
Rito York – O Simbolismo Maçônico – Aprendiz Maçom – Hugo Borges & Sérgio Cavalcante
O Suposto Rito de York e outros estudos – Joaquim da Silva Pires
Ritual Emulação – 1º Grau – Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo
Ritual Emulação – 1º Grau – Grande Loja Maçônica do Estado do Rio do Janeiro
Ritual Emulação – 1º Grau – Grande Loja Maçônica do Distrito Federal
Ritual Emulação – 1º Grau – Grande Loja Distrital da América do Sul – Divisão Norte
Ritual de 1º Grau - Rito York – ARLS Cavaleiros do Sol nº 42 – GLEPB
www.stichtingargus.nl/vrijmetselarij/ovo_remul1.html
www.geocities.com/pesquisas_brasil/emulation.html - 79k -
www.masonic.com.br/avental/yo00.htm - 29k

*Sérgio Roberto Cavalcante é Mestre Maçom ativo e regular da ARLS Cavaleiros do Sol n° 42 – GLEPB - Rito York

TIMEO HOMINEN UNIUS LIBRI

(1) Organizado pelo maçonólogo Thomas Smith Webb, no ano de 1797. Esse Irmão é considerado nos Estados Unidos da América do Norte como sendo o fundador do Rito York. Pois foi ele que organizou todo esse sistema de ritualística norte-americano.

(2) Os rituais originais do REAA datam do ano de 1804. Eu os tenho no idioma francês. E afirmo que é totalmente diferente dos atuais rituais escoceses em vigor tanto no GOB, GGLL(CMSB) e GGOO(COMAB) e bem como em outras Potências Maçônicas(Grande Loja Unida Sul Americana – Grande Loja Simbólica Nacional – Grande Loja do Brasil) deste país continente.

(3) Uns abreviam por UGLE. Já outros, por GLUI.

(4) Traduzido para o nosso idioma, significa “Ofício”. E refere-se tão-somente aos três primeiros graus, sem ser Rito cm “R”,

(5) Certo ou errado, isso já acontece aqui no Brasil com a criação de vários “supremos conselhos do REAA”, onde a maior incidência está nas jurisdições dos Grandes Orientes Estaduais(COMAB). O caso mais recente de criação de um supremo conselho deu-se no âmbito da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo.

(6) Por ter sido a primeira Potência Maçônica a ser fundada no mundo, a Grande Loja Unida da Inglaterra não tem o direito de se proclamar a entidade máxima da Maçonaria no mundo; nem tão-pouco afirmar que essa ou aquela Potência Maçônica é ou não regular. No meu ponto de vista é que fosse criado um órgão a nível mundial a fim de disciplinar as futuras fundações, filiações e ou desfiliações de Potências Maçônicas.

(7) Aprendiz, Companheiro e Mestre.

(8) Grande Loja da Escócia, da Irlanda, grandes lojas norte-americanas, entre outras da Comunidade Britânica.

(9) O que seria o mais correto e lógico.

(10) Na Europa e notadamente na Maçonaria Francesa – www.glnf.asso.fr; http://www.glnf.fr/provinces/valleedurhone/rites_re.htm; http://www.glnf.fr

(11)Chamada pelos Maçons antigos pejorativamente de “Modernos”.

(12) Não há nada de concreto.

(13) Esse tipo de Loja por ser itinerante, ou seja, móvel, carregava os seus paramentos e equipamentos em baús junto com os demais apetrechos bélicos e outros objetos tipicamente militares.

(14) E na realidade, Ele o foi.

(15) Os rituais mais próximos da Antiga Maçonaria. Os rituais utilizados pelos Maçons da “Grande Loja dos Antigos”, fundada em 1751.

(16) Ver-se aí que a denominação de Rito York não é inglesa. E sim, norte-americana. Destarte, os Rituais de Emulação não são e nem tão-pouco devem ser tidos como um Rito, pelo menos até enquanto não sejam definitivamente oficializados como Rito, aqui no Brasil. E se assim for, no meu ponto de vista, não será correto denominá-lo Rito York. Pode-se sim, como bem diz o respeitável Irmão João Guilherme, denominá-lo de Rito Inglês ou no máximo Rito (de) Emulação. 

(17) Fica situada na Inglaterra.

(18) Lojas simbólicas do Brasil que trabalham cm os rituais norte-americanos. Ou seja, no Rito York. Essas Lojas estão devidamente confirmadas.

(19) 21 de maio de 2003. É a primeira Loja no Brasil a trabalhar com os rituais norte-americanos composta só por Irmãos brasileiros.

(20) Migrou do Ritual de Emulação para o Rito York.

(21) Foi fundada no Rito York.

(22) Migrou do Ritual de Emulação par o Rito York.

(23) Migrou do REAA para o Rito York.

(24) Migrou do Ritual de Emulação para o Rito York.

(25) Migrou do Ritual de Emulação para o Rito York.

(26) Essas Lojas(cerca de 13 a 15) estão sob a jurisdição do Grande Oriente do Estado do Rio Grande do Sul(COMAB). Tem mais duas ou três(não tenho dados mais concretos) sob a jurisdição do Grande Oriente Paulista(COMAB).

(27) E por falar no REAA, os seus rituais são alterados de forma grosseira aqui no Brasil, quando trocam de forma absurda o vocábulo “East”, que significa “Leste”, por “Orient”, que significa logicamente “Oriente”. Em nenhum ritual do REAA que tenho sob minha égide, tanto no idioma inglês e bem como francês, menciona o vocábulo “ Orient= Oriente”. Menciona tão-somente “East= Leste”. E bem como, inseriram inapropriadamente o vocábulo “Ocident= Ocidente”, ao invés de manter o vocábulo correto que seria “Oeste= West”.

(28) Essas denominações eram pejorativas.

(29) Esses rituais foram, da mesma forma que os do REAA, alterados de forma grosseira aqui no Brasil, quando trocam de forma absurda o vocábulo “East”, que significa “Leste”, por “Orient”, que significa logicamente “Oriente”. Em nenhum ritual do REAA que tenho sob minha égide, tanto no idioma inglês e bem como francês, menciona o vocábulo “ Orient= Oriente”. Menciona tão-somente “East= Leste”

(30) No idioma inglês é Workings.

(31) É o mais difundido. É como se fosse o nosso REAA, aqui no Brasil.

(32) Existem dezenas de rituais. Mas, não há Ritos.

(33) Loja Emulação de Aperfeiçoamento para Mestres Maçons.

(34) Comissão.

(35) Entenda-se como sendo simbólicas.

(36) Texto foi traduzido pelo respeitável Irmão José Prudêncio Pinto de Sá – membro ativo e regular da ARLS “A Luz Vem do Oriente” – GOB-SC.

(37) Entenda-se por Grande Loja Unida da Inglaterra e por ritual de emeulação. Ou seja, essas Lojas estavam sob a jurisdição da GLUI(UGLE) e não do GOB.

(38) Era um projeto de rua.

(39) Essa afirmativa é do respeitável Irmão Joaquim da Silva Pires.

(40) Essa denominação tem o sentido de “Grande Conselho da Maçonaria Simbólica no Brasil”.

(41) No Ritual de Emulação adotado aqui no Brasil por diversas Potências Maçônicas.

(42) Traduzido para o português, significa “Sul”.

(43) Traduzido para o português, significa “Oeste”.

(44) Traduzido para o português, significa “Mestre”. Note que o ritualista inglês menciona “Master” e não Worshipful Master(Venerável Mestre). E quem responde é o Senior Warden(1° Vigilante).

(45) Traduzido para o português, significa “Leste”.

(46) Traduzido para o português, significa “Norte”.

(47) Traduzido para o português, significa “Solene Obrigação”. Ver-se que em nenhum momento menciona-se o vocábulo “Oath” (Juramento).

(48) Traduzido para o português, significa “Obrigação”.

(49) O texto digitado em vermelho é destaque nosso e é considerado alteração indevida, ou seja, inapropriadas.

(50) Veja que o ritualista nacional mudou(adaptou). Ele menciona Worshipful Master(Venerável Mestre) e não Master(Mestre).

(51) No ritual da jurisdição do GOB está explicito que tanto o Immediat Past Master(“Venerável Mestre Imediato”) ou o 1 Vigilante podem responder. A tradução mais correta para Past Master Immediat é Mestre Passado Imediato, que por analogia é o nosso Venerável Mestre de Honra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário