Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

EX-VENERÁVEL MESTRE NO REAA - EX- VENERÁVEL OU PAST-MASTER?

Em 06/06/2019 o Respeitável Irmão Sergio Paulo Zanetti, Loja D. Pedro II, REAA, GOB-PR, Oriente de Guaratuba, Estado do Paraná, solicita o que segue:

EX-VENERÁVEL NO REAA

Gostaria de passar algumas orientações sobre a utilização do termo Pasteur master, para os Ex-Veneráveis Mestres no REAA. 

CONSIDERAÇÕES:

Em se tratando de REAA, rito de origem francesa, o termo mais apropriado para aqueles que, eleitos já tenham sido empossados no cargo de Venerável Mestre é o de ex-Venerável, destacando-se o ex-Venerável Mestre mais recente como aquele que acabara de deixar o cargo.

O termo “pasteur master” me parece inadequado (talvez seja para o inglês Past-Master), como também não é comum o uso de Maître Passé na Maçonaria francesa. Já na Maçonaria anglo-saxônica sim, pois ela trata o ex-Venerável como o Mestre Passado. 

A bem da verdade, aqui no Brasil o termo Past-Master, inapropriado para o REAA, foi adquirido por influência da Maçonaria Norte-Americana, por extensão, da Inglesa, sobretudo após a cisão de 1927. É desse período que inadequadamente apareceu por aqui a Instalação no REAA, costume que mais tarde acabaria se espalhando pelas demais Obediências brasileiras. 

Associado ao tema, na França, onde ainda não houve deturpação dos rituais como aqui no Brasil, Instalação significa simplesmente posse – a posse daquele que foi eleito para dirigir uma Loja. 

O título honorífico de Mestre Instalado é termo comum da Maçonaria Inglesa e que por aqui desafortunadamente acabou se generalizado. Notadamente por aqui a cerimônia de Instalação aplicada indiscriminadamente em todos os ritos é uma cópia muito malfeita e deturpada dos costumes ingleses.

Concluindo, numa síntese disso tudo é que no REAA, verdadeiramente o dirigente da Loja é o Venerável Mestre. Cumprido o seu tempo ele passa a ser o ex-Venerável Mestre mais recente. Por extensão todos os Mestres Maçons que passaram pelo Veneralato de uma Loja são conhecidos como os ex-Veneráveis, enquanto que Mestre Passado (Past-Master) é termo apropriado para o Craft (ritos e trabalhos da Maçonaria anglo-saxônica).

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 26/08/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário