Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

REAA - ENTRE COLUNAS E COMUNICAÇÃO DO RESULTADO DA COLETA

Em 28.05.2019 o Irmão Companheiro Maçom Felix Miglioranza, Loja Flor da Acácia, 3.894, REAA, GOB-PR, Oriente de Francisco Beltrão, Estado do Paraná, apresenta a questão seguinte:

ENTRE COLUNAS E COMUNICAÇÃO DO TESOUREIRO

Estou no Grau de Companheiro e tenho participado de sessões em diversas Lojas, do município de da região, e tenho percebido muitas diferenças de interpretações. Duas, entretanto foram motivos de debates e cada Mestre entende de um jeito, por isso gostaria de obter a orientação do ilustre Irmão.

Questão n. 1 - Quando se vai apresentar um trabalho entre Colunas, alguns Mestres entendem que se deve apenas fazer o Sinal Gutural, um por vez para cada uma das luzes. Outros orientam a se fazer a saudação em voz alta. Qual é a forma indicada?

Questão n. 2 - Quando o Tesoureiro vai apresentar o resultado da coleta, está no ritual que ele deve apenas levantar-se, saudar o VM e anunciar o valor colhido. Porém não raras vezes o VM anuncia que o tesoureiro deverá apresentar o resultado no momento da palavra. E nesse caso, alguns Mestres entendem que a saudação deverá ser feita normalmente às luzes e não somente ao VM. Outros já entendem que nada muda e que o tesoureiro deve dirigir-se unicamente ao VM. Poderia me esclarecer?

E por fim, haveria alguma obra específica com comentários sobre as ritualísticas?

COMENTÁRIOS:

Antes de mais nada, é bom que se diga que conforme especifica o Ritual de Aprendiz, saudações em Loja são feitas somente ao Venerável Mestre quando da entrada e saída do Oriente e às Luzes da Loja após a entrada formal. Em assim sendo, compor o Sinal de Ordem e desfazê-lo pelo Sinal Penal nem sempre pode ser tomado como saudação.

Não existe obrigatoriedade para que um trabalho (peça de arquitetura) seja apresentado entre Colunas. O apresentante pode simplesmente fazê-lo do seu lugar. Aliás, isso é muito mais recomendável do que certos deslocamentos desnecessários em Loja, inclusive ocupando o Mestre de Cerimônias para conduzir o Aprendiz ou o Companheiro.

Entre Colunas, ou do seu lugar (preferencialmente), o apresentante à Ordem e sem desfazer o Sinal se dirige por primeiro protocolarmente às Luzes e em seguida genericamente aos demais Irmãos na forma de costume. Explico: isso não é saudação, mas uma regra de como se deve dirigir a palavra à assembleia – o mais comum é, estando à Ordem, mencionar “Luzes da Loja, Autoridades, meus Irmãos...”.

Para apresentação de uma peça de arquitetura, o Venerável Mestre deve autorizar o Irmão apresentante a desfazer o Sinal depois de o mesmo ter se dirigido protocolarmente à Loja. Assim autorizado, o Irmão apresentante, em pé segura o(s) escrito(s) com as duas mãos. Concluída a apresentação (leitura) ele imediatamente volta ao Sinal de Ordem. Antes de sentar desfaz o Sinal na forma convencionada. Reitero, um Irmão ao fazer uso da palavra deve ficar em pé, portanto à Ordem. Antes de se manifestar ele se dirige protocolarmente à Luzes da Loja e genericamente aos demais. Tudo isso ele faz com o Sinal de Ordem composto.

É oportuno mencionar que embora toda a saudação maçônica deva ser feita pelo Sinal Penal do grau, fazê-lo, entretanto, não significa que esse gesto seja impreterivelmente uma saudação. Existem momentos na liturgia maçônica que o Sinal de Ordem é feito e desfeito para se saudar alguém, outros, porém, são para satisfazer uma regra ritualística – em qualquer situação, um Sinal de Ordem é sempre desfeito pelo Sinal Penal do grau correspondente. 

Muitas dessas orientações oficiais já se encontram na plataforma do GOB RITUALÍSTICA em http://ritualistica.gob.org.br/

A regra é a de que enquanto há a conferência do Tronco (ela é obrigatória) o Venerável Mestre dá prosseguimento à sessão. Assim, como a sequência dos trabalhos é a da Palavra a Bem da Ordem em Geral e do Quadro em Particular, é recomendável que quando a palavra estiver à disposição na Coluna do Sul, o Tesoureiro, autorizado pelo respectivo Vigilante, informe o resultado da coleta. Isso atualmente está bem explicado nas orientações oficiais que se encontram a disposição no GOB RITUALÍSTICA em http://ritualistica.gob.org.br/

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 19/08/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário