Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

VERIFICAÇÃO DA COBERTURA - PANCADAS NA PORTA PELOS COBRIDORES

Um Respeitável Irmão de uma Loja do GOB, REAA, no Oriente de Macapá, Estado do Amapá, apresenta a seguinte questão.

PANCADAS NA PORTA PELO COBRIDOR

Foi dito no Seminário de Padronização Ritualística que o Cobridor Interno bate na porta com a mão, e em outras com o punho da espada. 

Poderia explicar melhor?

COMENTÁRIOS

De fato, coloquei essa questão no Seminário de Orientação Ritualística que fora realizado na cidade de Santos no mês de maio próximo passado, e assim deixei as mesmas explicações e justificativas a respeito nas Orientações, Adequações e Correções “oficiais” que se encontram na plataforma http://ritualistica.gob.org.br/ para consulta dos Irmãos.

Então segue um resumo do procedimento e do porquê que em determinadas ocasiões as pancadas são dadas na porta com a mão direita (punho cerrado) e em outras se utilizando do punho da espada.

Durante a abertura dos trabalhos no REAA, se estiver presente no Átrio o Cobridor Externo, quando da verificação da cobertura do Templo, o Cobridor Interno não precisa se armar para fazer a verificação determinada pelo Primeiro Vigilante, isto é, basta que ele, sem se utilizar da espada, vá até a porta e nela dê pelo lado de dentro, com a sua mão direita cerrada, as pancadas de costume. Certamente o Cobridor Externo lhe responderá com as mesmas pancadas pelo lado externo da porta. Isso significa que não se apresentam nas proximidades “goteiras” e nem “cowans”. 

Agora, se não houver Cobridor Externo (geralmente é o que mais se dá com frequência), o Cobridor Interno obviamente precisa simbolicamente se armar para deixar o recinto e verificar se na sua parte externa (Átrio) o Templo está protegido de eventuais bisbilhoteiros. Nesse caso justifica-se que o Cobridor Interno empunhe a espada. Assim, quando ele retorna ao Templo, por estar com a sua mão direita ocupara, ele então dá pelo lado de dentro da porta as pancadas de costume utilizando o punho da espada.

São exatamente essas duas possibilidades que eu coloquei no item 36 das Orientações e Adequações para o Ritual de Aprendiz do REAA que se encontram na plataforma do GOB.

Para concluir, cabe ainda um comentário a título de esclarecimento. O Cobridor Interno sabe se há ou não Cobridor Externo porque todos os Oficiais são revestidos antes do ingresso no Templo, no Átrio, pelo Mestre de Cerimônias. Nesse sentido, o Cobridor Interno que entra por primeiro percebe, ou não a presença do Cobridor Externo.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 02/08/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário