Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

REAA - USO DO BALANDRAU EM LOJA DE MESA

Em 06/05/2019 o Respeitável Irmão Fausto Belem, Loja Flórido Abrão, 3.246, REAA, GOB-PR, Oriente de Contenda, Estado do Paraná, apresenta a seguinte questão:

USO DO BALANDRAU EM LOJA DE MESA

Meu Irmão, a Loja de Mesa, não sendo nem sessão Magna nem Ordinária, tem como traje previsto a parelha? O uso do balandrau fere nossos costumes?

Aproveitando o ensejo sobre indumentária.

Nas sessões em que o Rito permite o uso de balandrau as Luzes devem usar os punhos em sua vestimenta?

Nas sessões ordinárias, em rito que permite o uso de balandrau, venerável mestre usa punhos sobre o balandrau?

CONSIDERAÇÕES:

Magna ou Ordinária - Conforme especifica o Regulamento Geral da Federação, Art. 108, § 1º, VIII, as Lojas de Mesa, também conhecidas como Banquete Ritualístico, se dão nas sessões ordinárias. Em assim sendo, no caso do REAA e de conformidade com o Ritual, é permitido o uso do balandrau.

Balandrau e os costumes – Em hipótese alguma. Historicamente, o balandrau na Maçonaria é muito mais tradicional do que o terno ou o parelho.

Punhos e o balandrau – Sim. Não há razão alguma para que a utilização dos punhos se restrinja devido ao uso balandrau. Aliás, das Luzes da Loja, somente deveria usar punhos, com balandrau ou não, o Venerável Mestre. Punhos para os Vigilantes no REAA é pura invenção. Segue-se porque isso está previsto no ritual, mas na realidade é um costume nada original.

Como as Luzes da Loja são o Venerável Mestre e os Vigilantes, creio que essa questão já está respondida no item três acima.

Por fim, cabe uma consideração final. Avental, colar, joia, punhos são insígnias, já o balandrau, o terno e o parelho são indumentos (trajes). Com qualquer traje que o maçom esteja vestido para a sessão, ele deverá portar as suas insígnias.

No mais, os rituais é que indicam qual traje é permitido no rito.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 14/08/2019

3 comentários:

  1. Uma pergunta. Um aprendiz poderia usar o balandrau? Há alguma restrição ao uso dele apenas para mestres?
    Procurei muitas informações sobre o Balandrau e seu texto está excelente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da determinação da administração da Loja ou da Potência (Grão Mestrado).

      Excluir
  2. O V.M. pode usar balandrau em sessão ordinária? Ou o balandrau não se aplica ao V.M?

    ResponderExcluir