Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

AUSÊNCIA PRECÁRIA DO VENERÁVEL MESTRE. SEU SUBSTITUTO

Em 10/04/2019 o Respeitável Irmão João Guilherme de Castro, Loja Sá Carvalho, REAA, GOP-COMAB, Oriente de Apucarana, Estado do Paraná, apresenta a seguinte questão:

AUSÊNCIA DO VENERÁVEL

Favor esclarecer uma dúvida: Em uma sessão Econômica normal, depois de já ter sido aberta a Loja com mais de 30 minutos de sessão o Venerável Mestre tem uma emergência e deve cobrir o templo definitivamente. Neste caso quem assume o posto do Venerável Mestre de ofício o primeiro Vigilante, sendo assim, o 2º Vigilante substitui o 1º Vigilante, e o 1º Experto assume a segunda vigilância? (mantendo uma hierarquia) ou um Mestre Instalado assume a Loja no lugar do Venerável Mestre e não se mexe na estrutura da sessão? Qual seria a forma correta de substituir o Venerável Mestre quando a Loja já estiver aberta? Agradeço desde já a orientação. 

CONSIDERAÇÕES:

Não sei exatamente o que prevê a legislação do Grande Oriente do Paraná. Os comentários que se seguem tratam da tradição maçônica e do REAA em particular.

Cabe antes mencionar que infelizmente muitas práticas primárias acabaram se perdendo pela interferência de Regulamentos construídos nas assembleias maçônicas e sem muita consideração às tradições, usos e costumes da Sublime Instituição.

Seguem então comentários sobre o que deveria acontecer ao arrepio da história.

Em Maçonaria, o substituto tradicional do Venerável Mestre é o Primeiro Vigilante. Por sua vez o substituto do Primeiro Vigilante é o Segundo Vigilante e este, por sua vez, tem como seu substituto o Segundo Experto (não o Primeiro). 

Essa seria uma condição normal em que o Venerável, por motivos justificáveis, precisasse se ausentar em definitivo dos trabalhos numa sessão.

Quanto à questão de um Ex-Venerável substituir o Venerável uma ocasião dessas, seria mais recomendável fosse a sessão uma magna de Iniciação, Elevação ou Exaltação, isso devido a utilização, pelo primeiro dirigente, da Espada Flamejante. Sabe-se que esta tem na sua liturgia o especial costume de só poder ser empunhada por um Mestre Maçom Instalado. Nessa condição, seria o Ex-Venerável mais recente da Loja o substituto apropriado.

Ainda no tocante ao Mestre Maçom Instalado, é bom que se diga que o uso desse título honorífico não é original no REAA. Na França, por exemplo, donde o Rito é filho espiritual e aonde não houve ainda deturpação dos costumes, legitimamente Instalação significa posse do Venerável. Este, por sua vez, ao deixar o seu cargo, passa ser o Ex-Venerável mais recente, enquanto que os mais antigos, simplesmente são os Ex-Veneráveis. 

Mestre Instalado é título original da Maçonaria britânica. Enxertado na maioria dos ritos de origem francesa no Brasil, o título honorífico de Mestre Instalado por aqui ganhou inclusive contornos iniciáticos se tonando consuetudinário ao ponto de fazer parte da conduta litúrgica indiscriminada dos ritos praticados no Brasil. Em síntese, o termo Mestre Instalado cabe corretamente no Rito de York, também conhecido por aqui como Trabalhos de Emulação.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 03/08/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário