Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

TRABALHO OU PEÇA DE ARQUITETURA?

Em 18/04/2019 o Respeitável Irmão Arimar Marçal, Loja Guardiões da Arca, 4.348, Rito Brasileiro, GOB-RS, Oriente de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, solicita o seguinte esclarecimento:

TRABALHO OU PEÇA DE ARQUITETURA?

Surgiu uma controvérsia na nossa Loja e gostaria de contar com sua ajuda para sana-la.

Temos um Comitê de Ritualística e o presidente afirmou que no tempo de instrução, um trabalho é nominado de:

1. APRENDIZ – É apresentação de TRABALHO.
2. COMPANHEIRO – É apresentação de TRABALHO.
3. MESTRE MAÇOM (e filosóficos) – É PEÇA DE ARQUITETURA

Queremos ensinar de maneira correta para os aprendizes e para isto, precisamos de sua ajuda.

No aguardo, agradeço antecipadamente.

CONSIDERAÇÕES:

O termo Peça de Arquitetura é muito utilizado na Maçonaria para designar trabalhos escritos produzidos por maçons, sobretudo para oratória. 

Não seria de se estranhar o termo já que a Moderna Maçonaria é herdeira da Maçonaria de Ofício, cuja qual se ocupava de construir catedrais, igrejas, abadias e obras de arte no passado, estando nela presente a arte de criar, construir e organizar espaços. Na Moderna Maçonaria o título se dá à produção de peças escritas para oratória, sejam elas de caráter informativo ou de instrução, principalmente.

No tocante à distinção de nomes dados aos trabalhos dos Aprendizes, Companheiros e Mestres, eu, nos meus anos de estudo da Ordem (que não são poucos), nunca soube existir. 

Na minha modesta concepção, um trabalho ou uma peça escrita por um maçom, tende a ser conhecida como Peça de Arquitetura, não importando se ela foi produzida por um Aprendiz, um Companheiro ou um Mestre.

Parece que a ideia de intitular as peças produzidas por Aprendizes e Companheiros como “trabalho”, não faz sentido, pois no caso o resultado do trabalho (aplicação para alcançar um determinado fim) é a Peça de Arquitetura.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 09/08/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário