Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 10 de agosto de 2019

SUBSTITUINDO O VENERÁVEL MESTRE - PARAMENTOS DO PRIMEIRO VIGILANTE

Em 15/04/2019 o Respeitável Irmão Benone Rodrigues de Farias, Loja Tiradentes, 2.530, REAA, GOB-SE, Oriente de Aracaju, Estado de Sergipe, apresenta a seguinte questão:

PARAMENTOS DO PRIMEIRO VIGILANTE 

Meu irmão Pedro Juk, sou um leitor assíduo de suas matérias e recorro para sanar dúvidas; dentre elas: "Como deve se trajar o 1º Vigilante, e como devemos nos reportar a ele, quando na substituição eventual do Venerável Mestre"?

CONSIDERAÇÕES:

Pois é meu Irmão, esse é o resultado dessas inapropriadas criações - uma delas, a de distinguir paramentos dos Vigilantes dos demais.

Rigorosamente, o correto seria que os Vigilantes, no REAA, não utilizassem paramentos diferenciados, principalmente a utilização de punhos.

Temos um grave problema com os inventores, pois esses inventam e não se dão conta que ao mesmo tempo também criam um problema que inevitavelmente aparecerá logo adiante. 

Devida essa situação, se o Venerável Mestre estiver ausente e o Primeiro Vigilante o substituir, este o substitui usando os seus próprios paramentos, não os do Venerável Mestre, mas veste a joia do Venerável para distingui-lo como o Venerável ad hoc da Loja. A propósito a joia distintiva do Venerável Mestre, assim como a dos Vigilantes, é uma joia “móvel” podendo, portanto, nos momentos precários, também ser usada pelo substituto legal.

Desse modo, sucessivamente o Segundo Vigilante substitui o Primeiro e o Segundo Experto substitui o Segundo Vigilante. Todos assumem com os seus paramentos, trocando apenas as joias.

Cabe comentar que o inventor desses paramentos diferenciados para os Vigilantes não pensou nas diversas situações que poderiam ocorrer na falta e substituição dos titulares. Parece que também alguém esqueceu que historicamente o substituto do Venerável sempre foi o Primeiro Vigilante, isso desde os temos operativos.

E assim caminham os gênios criadores, inventando coisas que não servem para nada, senão para aumentar os problemas que já não são poucos.

O resumo dessa ópera é esse: Mestre Instalado no REAA que originalmente não possui instalação e, como se isso não bastasse ainda “arrumaram” paramentos exclusivos para os Vigilantes. Assim, basta faltar um deles para que a sua substituição se torne “mais um problema”. Coisas dos latinos.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 04/08/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário