Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

OS PRIMEIROS CONCEITOS MAÇÔNICOS

Ivan Marcos Vieira, A∴M∴(*)

1 INTRODUÇÃO

A partir do momento que alguém se torna Maçom, há de se conscientizar que haverá um caminho longo a percorrer. Pode-se dizer que é um caminho sem fim. Ao longo dessa caminhada há bons momentos, e momentos que podem ser considerados difíceis. Os bons deverão ser aproveitados como incentivo, e os difíceis não poderão ser motivo de desmotivação e desistência da viagem iniciada. A linguagem, sempre empregada nas Lojas Maçônicas, diz que o Aprendiz Maçom é uma pedra bruta que deve talhar-se a si mesmo para se tornar uma pedra lapidada. Pelo pouco que entendo e conheço os assuntos relacionados à maçonaria, já pude perceber que a maçonaria é uma escola de aperfeiçoamento moral, onde nós homens nos aprimoramos em benefício de nossos semelhantes, desenvolvendo qualidades que nos possibilitam ser cada vez mais úteis à coletividade. Não nos esqueçamos, porém, que cabe ao iniciante ter a vontade de aprender, se dedicar e aproveitar cada oportunidade que lhe for ofertada para que este desenvolvimento ocorra dentro dos princípios e leis maçônicas, conseguindo assim, atingir a evolução moral e espiritual que no meu ver passa a ser uma das principais razões de se estar aqui, tendo a lealdade, honestidade, senso de justiça e acima de tudo vontade de aprender o que lhe fora proposto.

Desta forma estarei descrevendo em algumas simples palavras o que aprendi e tive de percepção até o momento, outras coisas que passei a pesquisar somente após minha Iniciação, pois até então jamais havia buscado algo relacionado à Maçonaria, simplesmente pelo fato de que as pessoas distorcem a verdadeira essência desta tão valiosa entidade.

2 DESENVOLVIMENTO

Em nossa primeira instrução preliminar tive a oportunidade de ter as primeiras informações acerca dos instrumentos de trabalho e utensílios, bem como, perceber a beleza e a tranqüilidade que vejo e sinto ao adentrar no templo. Também nos fora apresentado todo o significado e uma perfeita explicação de todos os objetos e simbolismos desta Loja, que apresentam diversos significados para mim como A M , sendo de fundamental importância em meus objetivos dentro desta Ordem. Assim sendo, como aprendizado busquei saber um pouco mais acerca de alguns objetos, seus significados e importância dentro de meu aprendizado como A∴M∴.

O Teto das Lojas Maçônicas representa a Abóbada Celeste, de cores variadas. O caminho para atingir essa Abóbada, isto é, o Céu, o Infinito é representado pela escada composta de muitos degraus existente no Painel da Loja e conhecida por Escada de Jacó, nome que como fiel guardiã das antigas tradições, a Maçonaria o conserva. Cada degrau representa uma das virtudes exigidas ao Maçom para caminhar em busca da perfeição moral.

O Pavimento de Mosaico, com seus quadrados brancos e pretos, nos vem mostrar que, apesar da diversidade, do antagonismo, de todas as coisas da Natureza, em tudo reside a mais perfeita harmonia. A decoração do Templo pode ser simples, mas ao mesmo tempo tranqüilizadora, com teto e paredes na cor azul variando apenas na tonalidade, podendo também utilizar formas artísticas e arquitetônicas para embelezar o Templo; Compreendi que a régua era usada pelos maçons operativos para medir os trabalhos quanto ao tempo e o esforço a ser despendido. No contexto atual, de forma comparativa, podemos considerar que a régua, dividida em 24 polegadas, faz menção às 24 horas em que está dividido o dia, para que meditando sobre estas horas, passemos a utilizá-las da forma mais racional, sempre pensando no crescimento da virtude, da lealdade, da generosidade e da tolerância entre os homens.

Agindo desta forma seremos mais úteis e produtivos no mundo que encontramo-nos inseridos.

Já quanto ao Maço (martelo de madeira), instrumento de suma importância e entendi que o mesmo simboliza a edificação do trabalho humano de forma justa e honesta. Há de se frisar quanto à inexistência de vaidades relativamente ao tipo de trabalho, pois todo trabalho, desde que justo e honesto é dignificante. Independente qual, mais os instrumentos de trabalho simbolizam que, através da perseverança, aliada ao conhecimento e à regularidade, se possibilitará ao obreiro a superação de todas as dificuldades, extinguindo as deficiências de conhecimento, da falta de sabedoria e surgindo a felicidade no caminho da vida, em busca do conhecimento pleno, tornando-o um transmissor de bons atos. Com a utilização da Régua, do Maço estamos lapidando e dando forma à pedra bruta. Resta a nós, pela essência de seres humanos que somos, avaliar, através do conhecimento, da persistência e da dignidade os caminhos a serem percorridos em busca do mais próximo possível da perfeição, trazendo em conseqüência uma parcela de contribuição ainda que pequena no progresso espiritual e ético da Humanidade.

Com relação a marcha do Aprendiz é com três passos que formam um ângulo reto.

Cada passo indica a retidão do caminho que o Maçom deve seguir na jornada da vida. O sinal de ordem que por si só representa um ângulo reto, é símbolo da postura que deve presidir o discurso do Maçom. O toque, que possui, também, três movimentos, sendo que, dois precipitados e um lento, simboliza a atividade e a continuidade com os quais deve ser orientado o trabalho. A bateria por três representa, a atenção, o zelo e a perseverança necessários para cumprir a obra maçônica. O tríplice abraço é a imagem do afeto fraterno que une todos os Maçons. Por fim, a aclamação, também essa, por três, exprime os votos formulados aos Maçons por cada irmão, por cada Loja em particular e para a prosperidade maçônica em geral. Cada Maçom é considerado como uma das pedras que compõem o Templo, e cada uma dessas pedras representa o Templo todo. Os Obreiros tem de polir cada um a sua pedra, pois basta apenas procurar sua perfeição, construindo seu Templo interno e encontrando sua própria essência. A Pedra Bruta é o símbolo das imperfeições do espírito que o Maçom deve procurar corrigir. Não porque se menospreze, considerando-se imperfeito, mas porque ambiciona a uma perfeição. Essa perfeição não é apenas a Pedra Polida, mas também a participação dessa pedra na construção do Templo. A superfície de Pedra Bruta é rugosa e áspera. A Luz, ao incidir numa superfície deste tipo é absorvida, assim como o Aprendiz ainda não reflete a Luz que recebe da Maçonaria. Apenas quando a Pedra Bruta é trabalhada, transformando- se em Pedra Polida, as suas faces lisas passam a refletir a luz que nela incide.

Por tanto, pode-se afirmar a quem estiver disposto a trabalhar a bem de todos que a Maçonaria esta aberta para os valentes, que estão dispostos a desbastar a Pedra Bruta.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com essas lições pude perceber, ainda que de forma preliminar, sobre a profundidade dos ensinamentos que serão a mim dispostos, cabendo unicamente a minha pessoa o aproveitamento efetivo e sincero de todos esses preceitos que buscam essencialmente o progresso contínuo, fazendo nascer nos homens a luz espiritual e divina evocada pelo Grande Arquiteto do Universo.

Para finalizar podemos afirmar categoricamente que em qualquer atividade da vida, deve prevalecer uma extraordinária força de vontade para a eficiência do trabalho. Quem realiza qualquer tarefa sem a ela dedicar o máximo do seu esforço, certamente fracassará no cumprimento do dever. Isto acontece comumente em todos os setores da atividade humana e, muito mais, na vida moral e espiritual. O progresso na virtude é muito mais difícil que a evolução das ciências, das letras e das artes. Assim sendo, cabe a nós Aprendizes, nos dedicarmos aos ensinamentos propostos, aproveitando cada momento, cada sessão, tudo que nos repassado como ensinamento fazendo assim valer a confiança que nos fora depositada.

*Peça de arquitetura classificada no Concurso Pitágoras na categoria Aprendiz-Maçom..

REFERÊNCIA:

GRANDE LOJA DE SANTA CATARINA. Instrução Preliminar: Aprendiz-Maçom. 2.ed. Florianópolis, 2008.

Fonte: JBNews - Informativo nº 219 - 04.04.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário