Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 7 de setembro de 2023

INICIAÇÃO E QUANTIDADE DE INICIANTES

(republicação)
Questão apresentada pelo Respeitável Irmão Carlos Resende, Loja Cavaleiros do Sol, 3.195, GOB-MS. Oriente de Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul. 
resendes.carlos@hotmail.com 

O Ritual do 1º Grau - APRENDIZ MAÇOM, em seu item 3.4 - Objeto de Sessão Magna, 3.4.1 - Ritual de Iniciação - Preliminares, p. 95, em seu segundo parágrafo explicita: "Recomenda-se não iniciar mais de três candidatos em uma única Sessão Magna, sendo o ideal um só candidato, dada a importância para o nascimento do Maçom". Aqui fica uma dúvida que, mais uma vez, recorremos ao Poderoso Irmão. A redação diz "recomenda-se". Mesmo concordando integralmente com a recomendação e os seus motivos, parece-me que o Ritual não determina o número máximo de três (03). Aqui no nosso Grande Oriente Estadual (MS) há a necessidade de se pedir prévia autorização se o número exceder a três (03) candidatos. Como faço parte da administração do Grande Oriente do nosso Estado, em discussão sobre o texto questionado, resolveu-se por bem que eu fizesse a consulta ao Poderoso Irmão, de forma a trabalharmos de acordo com as nossas normas e leis. Se realmente há a necessidade da autorização do Grande Oriente para os casos acima do recomendado, penso que o texto deveria ser modificado, pois, a meu ver, a palavra RECOMENDAR não é uma determinação. Por outro lado, se a minha interpretação estiver correta (apenas se recomenda, e não uma determinação expressa), então precisaríamos fazer as necessárias adaptações. Fraternal abraço ao Poderoso irmão, agradecendo mais uma vez pelo brilhantismo do Irmão ao nos orientar sempre que precisamos.

CONSIDERAÇÕES:

O ritual aponta o ideal de um candidato, porém recomenda no máximo três. No meu modesto entendimento, existe apenas a recomendação, porém não a determinação que sejam no máximo iniciados três. Se existe alguma assertiva nesse contexto, o texto ritualístico da cerimônia está apenas para um protagonista. Como se trata de uma recomendação e não de uma exigência, acredito não haver necessidade de autorização do Grande Oriente na hipótese de haver mais do que um candidato. 

Particularmente esse momento solene deveria ser mais bem respeitado pelas Lojas, pois sou adepto de que seja iniciado um de cada vez. Infelizmente, não é isso que acontece. Em não raras vezes as Oficinas reúnem nas cerimônias mais do que um iniciado - até mais que os três recomendados. 

O produto desse exagero, só traz atropelos e por consequência uma ritualística sofrível. De certo modo, existe a carência de se compreender o que é uma cerimônia de Iniciação e não simplesmente cumpri-la de maneira espontânea. 

Para não me alongar demais, vou deixar apenas um exemplo de prática equivocada: como se posicionam os candidatos dentro do Templo após o seu ingresso? Lado a lado ou sobre o eixo (equador)? Simplesmente lado a lado sabemos. Desse modo eu perguntaria: e a circulação não é necessária em Loja aberta? O que geralmente se vê são os Expertos ingressando com candidatos pelo Sul e durante a cerimônia um “cruza-cruza” do equador sem o mínimo respeito ao sentido horário da perambulação. 

Esse é apenas um exemplo no tocante à agressão à ritualística. Obviamente se bem observado o ato, outras contradições acabarão por aparecer. Assim, vou pelo caminho dos males o menor. Já que o ritual recomenda até três protagonistas, em não havendo possibilidade individual, que pelo menos se acatasse a recomendação (quanto menor o número, menor é a possibilidade de equívoco). 

Enfim, no tocante a posição dos candidatos, para não se cair em contradição ritualística, pelo menos que eles sejam colocados um atrás do outro sobre o eixo do Templo e que os Expertos atentem para a circulação em Loja. 

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 0991, Florianópolis (SC) – terça-feira, 21 de maio de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário