Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 19 de setembro de 2023

CINCO NÓS

(republicação) 
O Irmão Sergio Ricardo de Souza, Companheiro Maçom da Loja Cavaleiros do Vale de Rio Negro, 106, sem declinar o nome do Rito e Obediência, Oriente de Rio Negro, Estado do Paraná, apresenta a questão que segue: 
sergio@maxicarfiat.com.br 

Ao responder o questionário do Grau, o mesmo tinha uma pergunta sobre a Corda de 5 Nós, corda esta que não encontrei nada à respeito em nenhum lugar que pesquisei, nem mesmo no Google, li e reli o manual de Companheiro no mínimo umas 3 vezes e não encontrei nada. Conto com sua vasta experiência e sabedoria para sanar minha dúvida. 

CONSIDERAÇÕES:

Acho mesmo bastante difícil o Irmão achar algo a respeito. Embora não tenha sido declinado o nome do Rito, a corda com nós é um símbolo representativo dos limites dos canteiros operativos medievais. Esses canteiros de construções eram cercados, ou delimitados por uma corda presa por anéis de metal em paliçadas com número compatível ao tamanho do espaço. Junto à entrada do canteiro de obras existiam duas paliçadas maiores que delimitavam o acesso. 

Como uma Loja Maçônica significa em linhas gerais simbolicamente esse espaço operativo a corda em alguns ritos maçônicos aparece sugestivamente como lembrança do passado. No caso do Rito Escocês Antigo e Aceito ela é representada com oitenta e um nós, cujos nós em seu número atendem as influências místicas adquiridas provavelmente nos séculos XVIII e XIX. Alguns tratadistas definem o formato desses nós como “laços do amor”. 

Agora, numero de nós que não sejam iguais a oitenta e um, somente se alguns observadores encontraram algumas gravuras de painéis antigos onde, pela falta de espaço para neles serem gravados um número grande de nós, os artistas representaram a corda com um número menor, porém sem relação com números alusivos a idade simbólica dos respectivos graus do franco maçônico básico. 

Como em Maçonaria o campo está aberto à fértil imaginação, provavelmente alguém “achou” que seria plausível inserir nós nos painéis franceses conforme a idade simbólica do Grau. Penso que isso não tardaria a fazer parte de certas instruções, cujo resultado poderia ser a do significado de uma pretensa corda de cinco nós. 

A única resposta que eu poderia dar a respeito da questão é que o número cinco é do estudo do Companheiro. Agora, se o número possui elo com a corda eu francamente não sei. 

Talvez, mas isso fica no campo da suposição, se os nós estiverem relacionados a uma medida, eu diria que na representação da 47ª Proposição de Euclides – Teorema de Pitágoras onde em um triângulo retângulo a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa, em se usando no cálculo as medidas três e quatro para os respectivos catetos o resultado seria cinco para a hipotenusa. Agora se os cinco nós representarem a hipotenusa é que são as coisas. Note como é fácil viajar na maionese.

Se é que eu tenho uma vasta experiência com gentilmente o Mano se refere à minha pessoa, acredito que nessa vastidão ainda não cheguei à compreensão de algumas temerárias asseverações. Assim, me junto ao Irmão para que ambos façamos um apelo: com a palavra para uma explicação plausível, o autor dessa questão! 

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 0998, Florianópolis (SC) – terça-feira, 28 de maio de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário