Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 9 de setembro de 2023

COORDENAÇÃO GERAL

É muito comum considerar-se que a administração de uma Loja cabe inteiramente a seu Venerável. Data vênia, não concordamos com essa premissa. Entendemos a Loja como um corpo com diversos órgãos que, embora tenham funcionamento distinto, interagem uns com os outros, todos sob o controle do cérebro – o Ven∴M∴ – que tudo coordena. Ou seja, indiscutivelmente, o Ven∴M∴ deve imprimir sua marca pessoal em todas as áreas, mas jamais procurar tolher ou inibir os ocupantes dos cargos.

ATUANTES
Ven∴M∴
1º Vig∴
2º Vig∴

Venerável Mestre
Uma Oficina é reconhecida pela atuação de seu Venerável e ele deve obter de forma espontânea o reconhecimento de seus pares, realizando-se, assim, todas as Reuniões em comunhão fraternal. Não é a rigidez na condução da Loja que a faz crescer, mas sim uma perfeita distribuição de atividades, sempre supervisionadas pelo Ven∴M∴.

Dessa forma, sendo atividades como as de Controle, Orientação, Coordenação e Planejamento, inerentes ao cargo do Venerável, deve essa dignidade exercer esse munus definindo atividades para todos os Oobr∴, seja designando-os para Comissões, seja solicitando-lhes trabalhos maçônicos. Um Ven∴M∴ não deve permitir o ócio entre seus Oobr∴, pugnando para que todos sem exceção, do Ap∴M∴ ao M∴ M∴, enfronhem-se nas atividades da Oficina.

Fonte: Facebook_O Templo e o Maçom

Nenhum comentário:

Postar um comentário