Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 12 de setembro de 2023

A ESPADA E A POSTURA DO COBRIDOR INTERNO

Em 02.05.2023 o Respeitável Irmão Luis Felipe Torres Conceição, Loja Fraternidade Ferrense, 2230, REAA, GOB-MINAS, Oriente de São Pedro dos Ferros, Estado de Minas Gerais, faz a pergunta seguinte:

POSTURA DO COBRIDOR INTERNO

Eminente Irmão Pedro Juk, qual é a postura adotada pelo Cobridor Interno no decorrer da sessão? Ele fica a ordem normalmente como qualquer outro irmão? Ou empunha a espada? Havendo Cobridor Externo, pode o Cobridor Interno ficar a ordem normalmente sem empunhar a espada? Visto que, em uma análise lógica, o Cobridor Interno fica com a espada empunhada pois não há Cobridor Externo.

Logo havendo Cobridor Externo pode o Cobridor Interno ficar a ordem sem espada?

CONSIDERAÇÕES:

O Cobridor Interno deve empunhar a sua espada por dever de ofício, ou quando o ritual assim determinar.

Conforme especifica o ritual, há duas situações que podem ocorrer durante a verificação da cobertura do templo para o início dos trabalhos. Uma delas é quando estiver presente o Cobridor Externo e a outra mediante à sua ausência.

Nesse contexto, de acordo com o SOR, Sistema de Orientação Ritualística oficial do GOB (Decreto 1784/2019) e o ritual em vigência, estando presente o Cobridor Externo, o Cobridor Interno, sem empunhar a espada e sem abrir a porta, dá nela pelo lado de dentro com o punho da mão direita cerrado a bateria do grau. O Cobridor Externo, por sua vez, responderá como na forma de costume. Logo a seguir o Cobridor Interno então informa ao 1º Vigilante.

Caso não esteja presente o Cobridor Externo, o Interno, empunhando a espada em ombro-arma, abre a porta, vai até o átrio e faz a verificação costumeira. Ato seguido, retorna, fecha a porta e nela dá a bateria do grau, agora com o punho da espada, logo informando da sua missão ao 1º Vigilante.

Não se recomenda ao Cobridor que ele tenha a espada às mãos quando ela não estiver em uso. Aconselha-se que o mesmo a mantenha presa no dispositivo fixo na faixa do Mestre, então vestida por ele à tiracolo, ou deixa-la acondicionada no dispositivo que geralmente se encontra fixado atrás do espaldar da cadeira.

O Cobridor estando sentado não deve segurar a espada com a ponta apoiada no piso e nem mesmo descansá-la sobre as suas coxas.

Ainda outras recomendações:

Em deslocamento, ou em pé e parado empunhando a espada, o titular deve mantê-la em ombro-arma. Se em pé e parado, mas com a espada acondicionada no dispositivo da faixa, o titular fica à Ordem normalmente (compõe o Sinal com a mão).

No REAA a espada deve ser sempre empunhada com a mão direita, tendo a lâmina apontada para o alto e na vertical. O punho deve ficar junto ao quadril direito com o respectivo braço e antebraço afastados do corpo. O braço esquerdo fica caído ao longo do corpo.

O titular estando parado com a espada em ombro-arma deve sempre manter o corpo ereto e os pp∴ uu∴ pelos cc∴ em esq. Não se apoia a espada no ombro feito uma vara de pescar.

T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário