Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

LOJA RECUSANDO TRANSFERÊNCIA

Em 04/05/2023 o um Respeitável Irmão de uma Loja que pratica o REAA, da constelação das GLMMG (CMSB), sem mencionar o Oriente, Estado de Minas Gerais, apresenta a questão seguinte:

RECUSA DE TRANSFERÊNCIA

Seguinte: considerando que embora as Lojas Maçônicas sejam independentes e soberanas em suas decisões, bem como nada do que foi discutido em uma sessão possa ser revelado a quem dela não participou, gostaria de saber sua opinião sobre a seguinte questão: Pode uma Loja da jurisdição das Grandes Lojas e que pratica o REAA tomar a decisão de recusar um pedido de transferência de um irmão regular e ativo de loja que, também, pertença às Grandes Lojas sem apresentar uma justificativa para tal decisão? Ou seja, simplesmente recusar sem dizer o porquê?

COMENTÁRIOS:

Essa não é uma questão que se adequa ao meu ofício, já que atuo no campo da liturgia, história e ritualística maçônica. À vista disso vou emitir apenas uma opinião sem entrar no mérito da decisão da Loja.
Nesse sentido, genericamente penso que se um Irmão é regular e pede transferência nos conformes da lei, de uma para outra Loja da mesma Obediência, o mais natural seria que fosse deferido o seu pedido.

É bem verdade que eu não conheço amiúde a legislação da sua Obediência e nem o regimento interno da respectiva Loja. Como foi dito, em primeira análise é desconhecido o porquê do pedido ser ter sido indeferido

Por outro lado, saliento que a minha opinião – apenas opinião - se prende a um fato corriqueiro nas Lojas. Assim, no contexto da sua questão é preciso ouvir as razões pelas quais fora negada a transferência (isso é importante).

Vale salientar que nas entrelinhas da lei existem sobre os fatos situações prós e contras, portanto, as justificativas devem fazer parte do processo. Trocando em miúdos, antes de se emitir um parecer laudatório é preciso antes que se tenha ouvido os dois lados da questão.

Salvo melhor juízo, essa é a minha opinião.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário