Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 18 de setembro de 2023

BOLSAS - ABORDAGEM DURANTE A COLETA

Em 03.05.2023 o Respeitável Irmão Leandro Oliveira, Loja Perseverança, 0159, REAA, GOB-PR, Oriente de Paranaguá, Estado do Paraná, faz as perguntas seguintes:

ABORDAGEM DURANTE A COLETA

Caro irmão, eventualmente faço o cargo de Mestre de Cerimônias e em nossa Loja temos uma dúvida. Caso não tenha Companheiros, durante o giro do Saco de PProp∴ e IInf∴ ou Tr∴, após finalizar a coleta na Coluna do Norte, como não tem Companheiro na do Sul, é necessário circular o painel para então coletar dos Aprendizes ou é possível finalizar a coleta dos Mestres e já iniciar a dos Aprendizes?

Outra dúvida, no Ocidente, é necessária coletar primeiramente dos oficiais e depois dos Mestres ou pode-se coletar sem ordem entre oficiais e mestres?

RESPOSTAS:

Não estando presentes Companheiros na Coluna do Sul, logo que seja completada a coleta dos Mestres na Coluna do Norte, passa-se imediatamente à coleta dos Aprendizes. 

Nesse caso não é necessário passar pelo Sul para imediatamente retornar ao Norte.

Segue-se o que está previsto no SOR e no Ritual. Não existe coleta separada, pois todos os oficiais são Mestres Maçons. Assim no caso do Ocidente, faz-se a coleta indistintamente entre os Mestres, estejam eles exercendo cargos de oficiais ou não.

T.F.A.
PEDRO JUK
Secretário Geral de Orientação Ritualística/GOB-PODER CENTRAL.
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário