Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 11 de setembro de 2023

QUESTÕES SOBRE A TRANSMISSÃO DA PALAVRA

(republicação)
Questão apresentada através do Jornal Liberdade de Pensamento pelo Respeitável Irmão Hermann (sem declinar o nome completo), Loja Luzes da Fraternidade, 3.345, Rito Brasileiro, GOB-PR, Oriente de Curitiba, Estado do Paraná. 
hm@aloeventos.com.br 
irmãos@liberdadedepensamento.com.br 
newsletter@liberdadedepensamento.com.br 

1 - Qual o lado correto de se transmitir a palavra aos Vigilantes. Direita de quem? Do Diácono ou do Vigilante? 

2 - Como no ritual não existe a transcrição do n∴v∴p∴d∴s∴s∴. Quando fui iniciado em Brasília (há mais de 20 anos atrás), a frase finaliza com “senão soletrada”, ao invés de “somente soletrar”. Qual está correta? 

CONSIDERAÇÕES:

1 - Caso a questão esteja se referindo ao ouvido. Se o ritual determina o lado, direito ou esquerdo, os protagonistas a dão conforme o especificado. No caso do lado direito, o que transmite dá na forma de costume no ouvido direito de quem a recebe. Caso a questão esteja se referindo ao lado (lugar) daquele que é abordado. O Diácono (mensageiro) em deslocamento aborda sempre pelo lado direito do lugar de destino (mesa do Vigilante, ou Altar ocupado pelo Venerável). É bem verdade que alguns rituais apregoam o contrário. Assim, estando certo ou errado, o ritual em vigência deve ser rigorosamente cumprido. 

2 – Essa variação existe conforme rituais, assim ambas as formas descritas estão corretas. Em relação ao ritual do Rito Brasileiro no GOB, o Irmão também pode contatar o Irmão Júlio, Secretário Geral Adjunto para o Rito Brasileiro através da Grande Secretaria de Orientação Ritualística do GOB/PODER CENTRAL. 

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 0993, Florianópolis (SC) – quinta-feira, 23 de maio de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário