Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 30 de setembro de 2023

HUZZÉ

O ritual Maçônico contém várias expressões cujo significado é exotérico, isto é, palavras que nos parecem estranhas, as quais pretendemos dar significado filológico, quando sua importância deriva do "som" que emana ao serem pronunciadas.

Na Inglaterra a aclamação Huzzé tem a pronúncia Uzei, tomada do verbo To Huzza (Aclamar) como sentido de "Viva o Rei", porém no oriente do Brasil adotou-se a aclamação Huzzé, copiada dos manuais Franceses. Huzzé, para o antigo povo do oriente, era o nome dado a uma espécie de Acácia consagrada ao Sol. Como símbolo da imortalidade, pois suas folhas estão sempre verdes e sua tradução significa: Força e Vigor.

Huzzé é formada de duas sílabas e, por constituir aclamação, é pronunciada com voz forte, servindo de uma verdadeira "descarga", de dentro para fora, para purificar o ser. As vibrações que se formam pelas vozes de muitos atingem a todos, propiciando os benefícios necessários para aquela ocasião.

A aclamação Huzzé não se faz isoladamente; e feita apenas duas vezes em cada reunião, por ocasião da abertura e no encerramento dos trabalhos e só e feita após o sinal, completando a trilogia, ou seja, após o sinal... é dada a bateria e logo após é pronunciada a aclamação Huzzé.

A palavra Huzzé deve ser pronunciada ÛSS É! Isto é, o primeiro som bem gutural e ligeiramente aspirado, conservando a boca quase fechada; o segundo som labial dental abrindo bem a boca; emitindo esses sons com voz forte, porém separando-os nitidamente, para que possa ser respeitada a harmonia musical do vocábulo, a fim de que se conserve todo o efeito esotérico desta saudação ao Grande Arquiteto do Universo - significando que Deus é Sabedoria, Força e Beleza. Huzzé, Huzzé, Huzzé, ou seja, Salve o Grande Arquiteto do Universo, Salve o Grande Arquiteto do Universo, Salve o Grande Arquiteto do Universo,  

Huzzé é uma aclamação que deve ser feita com o corpo bem ereto; olhos semicerrados ou cerrados; braço esquerdo caído ao lado do corpo; braço direto distendido para frente e imóvel, com a respectiva mão bem espalmada, dedos unidos e palma voltada para o solo, à altura dos olhos. Os sons devem ser emitidos como que solfejando um Dó bem longo, terminando em Fá; tendo a sensação de estar passando do escuro da noite para o alaranjado da manhã, ou de estar substituindo uma dúvida pela certeza, ou passando da angústia para a serenidade. Isto deve ser feito - para que cada Irmão possa gozar de profunda paz interior, enquanto sua mente entra em comunhão com o seu Criador, rogando a Deus pela Humanidade.

Deste modo, e tal como tudo em Ritualística, a aclamação Huzzé terá de ser estudada, aprendida e ensinada, para que possa ser exercitada com Sabedoria, Força e Beleza.

Texto compilado do Livro  
ESPIRITUALIZAÇÃO DA MAÇONARIA - Ir:. Mario Leal Bacelar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário