Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 4 de setembro de 2023

OFÍCIO DOS DIÁCONOS E A COBERTURA DO VENERÁVEL MESTRE - REAA

Em 25.04.2023 o Respeitável Irmão Phelipe Gomes, Loja Jesus Sales de Andrade, 38, GOCE (COMAB), REAA, Oriente de Varjota, Estado do Ceará, apresenta o seguinte:

DIÁCONOS E COBERTURA DO VENERÁVEL

Novamente venho pedir-lhe auxílio, como havia lhe falado estamos tentando nos aproximarmos o mais próximo possível do REAA e logo me surgem dúvidas.

1 - Em qual momento o Venerável na loja de Aprendiz deve se cobrir?

2 - Os Diáconos pelo que entendi da questão histórica do rito abordará sempre Venerável e os Vigilantes pela direita, além de entender que a eles cabe como função a transmissão da palavra e não cabendo zelar pelos Irmãos em coluna para que os mesmo se mantenham com disciplina e ordem, logo pergunto, as falas dos Diáconos devem realmente ser como os manuais de praxe ou simplesmente quando questionados eles devem responder: 2° Diácono: Transmitir vossa mensagem ao Irmão 2° Vig∴ e o 1° Diácono: Transmitir vossa mensagem ao Irmão 1° Vig∴ de modo que os trabalhos sejam executados com ordem e perfeição?
Desculpe se a pergunta é um tanto longa.

CONSIDERAÇÕES:

Quanto à cobertura do Venerável no REAA, em loja de Aprendiz apenas ele se utiliza do chapéu negro e desabado.

No caso das sessões ordinárias (econômicas), ele se mantém coberto o tempo todo, apenas retira o chapéu durante a leitura do Livro da Lei. Desse modo, desde o momento em que o Orador, ou o Mestre Instalado mais recente se posicionar diante do Alt∴ dos JJur∴, até o momento em que a Loja for declarada aberta, o Venerável fica descoberta.

O mesmo ocorre durante o encerramento da Loja, ou seja, quando do cerimonial para fechar o Livro da Lei e encerrar a Loja.

Nesse contexto, cabe uma importante observação: durante a liturgia da transmissão da palavra o Venerável permanece coberto.

Na sessão magna de Iniciação é a mesma coisa, acrescentando-se a retirada da cobertura também nos momentos da Oração em favor do candidato, no juramento, no Faça-se a Luz e na consagração do Aprendiz (sagração).

Quanto aos Diáconos, a dialética referente a eles haurida do ritual deve ser mantida ipsis litteris. Essa dialética é apenas simbólica e foi colocada para rememorar os tempos operativos da Maçonaria. Assim, de fato os Diáconos não atuam fiscalizando, zelando pelo respeito, etc.

No REAA os Diáconos estão presentes apenas para atuar como mensageiros na liturgia da transmissão da palavra sagrada que ocorre para a abertura e encerramento dos trabalhos.

Ao concluir, vale destacar que originalmente os Diáconos não usam bastão, não formam pálio, e nem atuam transmitindo recados, levando expediente, etc. No REAA esse papel é exclusivo do Mestre de Cerimônias que é o imediato do Venerável Mestre e dos Vigilantes.

T.F.A.
PEDRO JUK
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário