Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 17 de setembro de 2023

COLUNAS ZODIACAIS DO TEMPLO PERTINENTES AO GRAU DE MESTRE MAÇOM

Em 03.05.2023 o Respeitável Irmão Antônio Cássio Ribeiro Dias, Loja Vigilante de Contagem, 3227, GOB-MINAS, REAA, Oriente de Contagem, Estado de Minas Gerais, apresenta o que segue:

COLUNAS ZODIACAIS RELATIVAS AO MESTRE

Gostaria de orientação para fazer um estudo sobre as colunas zodiacais referentes os Mestres.

CONSIDERAÇÕES:

As Colunas Zodiacais presentes nos templos maçônicos do REAA representam a jornada iniciática do Maçom.

Marcando os ciclos da Natureza, as Colunas relativas ao Mestre Maçom correspondem a Capricórnio, Aquário e Peixes, ou seja, indicam o ciclo hibernal que ocorre no hemisfério Norte.

Sob o aspecto iniciático, essa alegoria solar menciona o período em que há menos luz, portanto, maior prevalência de trevas. No inverno os dias são curtos e as noites longas. No conceito esotérico-iniciático é o fim da vida; o morrer para poder renascer. O rótulo dessa alegoria é a Terra que fica viúva do Sol. Isso explica o termo FF∴ da VV∴, que é bem conhecido nos meios maçônicos.

Um aspecto importante é que essa alegoria solar deve ser interpretada sob ao ponto de vista do hemisfério Norte da Terra, isso porque historicamente a Maçonaria nasceu e floresceu nesse hemisfério.

Em face a isso, salvo raras exceções de ritos que nasceram no hemisfério Sul, independentemente de onde estejamos situados, todas as relações astronômicas correspondem ao setentrião. Nesse caso o solstício de inverno ocorre a 21 de dezembro no Norte. Note que em Capricórnio o Sol aparentemente atinge o máximo da sua declinação austral. Assim, a Coluna Zodiacal relativa ao solstício de inverno encontra-se no templo do REAA, situado na parede Sul.

Muitas outras informações a respeito poderão ser encontradas no Blog do Pedro Juk em http://pedro-juk.blogspot.com.br

T.F.A.
PEDRO JUK
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário