Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

SÍMBOLOS DOS DIÁCONOS

(republicação)
O Respeitável Irmão Helton Costa, Loja Templários da Nova Era, REAA, GLSC, Oriente de Florianópolis, Estado de Santa Catarina, apresenta a dúvida seguinte: 
costahelton@hotmail.com 

O que realmente significa a pomba presa e a pomba solta no bastão dos Diáconos? E porque em nossa potência temos uma presa e uma solta e no GOB não? 

CONSIDERAÇÕES:

Em relação a essa diferença ela não deveria existir, pois o símbolo dos Diáconos como os antigos oficiais de chão, ou mensageiros, por influência da igreja com o nome de Diácono é a figura de uma pomba (símbolo adquirido da lenda da Arca de Noé e o Dilúvio). Provavelmente alguém querendo diferenciar o primeiro do segundo Diácono na Maçonaria tenha arranjado essa diferenciação colocando uma delas dentro de um triângulo. A medida então deu essa conotação de pomba presa e pomba solta que, cá entre nós, não faz sentido algum senão a de uma definição cômica relativa à “pomba estar presa ou não”. Alguns ainda fazem referência à “pomba cercada”. 

No Grande Oriente do Brasil, seguindo a verdadeira tradição do Rito Escocês, o símbolo dos Diáconos (a pomba) está apenas apenso ao colar como joia distintiva não existindo qualquer diferença entre ambas. Observando a pureza do rito, os Diáconos também não portam bastão. 

À bem da verdade o Rito Escocês, pelo seu caráter “antigo” rememora as antigas tradições dos canteiros medievais onde os mensageiros do Mestre da Loja o informavam do caráter justo e perfeito no tocante ao nivelamento e a aprumada para o início da construção bem como a conferência da etapa concluída. 

Na Maçonaria Especulativa e relativa ao rito em questão essa alegoria simbólica está na transmissão da Palavra entre o Venerável e os Vigilantes e protagonizadas também pelos Diáconos. 

Nesse sentido é que no Rito Escocês Antigo e Aceito os Diáconos rememoram esse antigo costume o que em linhas gerais significa que o Canteiro está pronto para iniciar os trabalhos (Justo e Perfeito). Ao final dos mesmos os Obreiros despedidos contentes e satisfeitos dependem também de que a etapa construída esteja edificada de acordo com os nossos princípios e costumes (Justo e Perfeito). 

Dentro dessa alegoria simbólica é que está à função dos Diáconos no Rito Escocês. Assim na sua pureza eles não portam bastão, não formam pálio e nem mesmo têm suas joias distintivas diferenciadas (cercadas ou não).

É bem verdade que o Craft inglês e por extensão o americano faz uso do cargo dos Diáconos, todavia com funções diferentes. Esses nessa vertente portam “varas” e trabalham geralmente nas sessões de Iniciação, Passagem e Elevação. No Craft não existe transmissão da Palavra. Não quero com isso me arvorar contra rituais legalmente aprovados que preconizem outros costumes, todavia na mão da verdadeira tradição, busquei trazer esses poucos apontamentos. 

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr.1004, Florianópolis (SC) – segunda-feira, 03 de junho de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário