Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 5 de setembro de 2023

ABSTENÇÃO NA VOTAÇÃO

Em 20/04/2023 o Respeitável Irmão Leandro Oliveira, Loja Perseverança, 0159, REAA, GOB-PR, Oriente de Paranaguá, Estado do Paraná, faz a pergunta seguinte:

ABSTENÇÃO

Enquanto visitante em uma Loja, durante uma votação devo me abster do voto uma vez que não cabe a mim opinar naquela Oficina. O ponto é: se o voto afirmativo é pelo sinal de costume e o voto negativo é simplesmente abster-se de qualquer sinal, como devo proceder? Ficando de pé e a ordem? Ou simplesmente não faço sinal algum ficando parecendo que voto negativamente?

CONSIDERAÇÕES:

Alguns ritos, como o Adonhiramita, por exemplo, possuem um gestual (sinal) que caracteriza a abstenção do obreiro na votação. Contudo, a maioria dos ritos, como é o caso do Escocês Antigo e Aceito, não possuem nenhum sinal para essa ocasião.

Assim, no caso do REAA, aquele que quiser se abster na votação, sem nada pronunciar deve se colocar à Ordem.

Desse modo, os que aprovam fazem o sinal de costume; os que desaprovam permanecem sentados como estão (sem fazer nenhum sinal); os que querem demostrar abstenção ficam à Ordem.

T.F.A.
PEDRO JUK
Secretário Geral de Orientação Ritualística 
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário