Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 24 de setembro de 2023

A PALAVRA SEMESTRAL E A CADEIA DE UNIÃO

(republicação)
O Respeitável Irmão Fabricio Zerial de Almeida, Loja Amizade Fraterna, 3.919, GOB, REAA, Oriente de São Paulo, Estado de São Paulo. 
fzerial@gmail.com 

Sou do REAA, não encontrei no Ritual (págs. 82 e 83) e no RGF sobre a proibição de visitante na Cadeia de União. Fui visitar uma loja do GOB e dois Irmãos visitantes que lá estavam (de outra Loja do GOB), receberam a Palavra Semestral. Essa palavra não é só pra quem é do quadro de obreiros e esta em dia com presença e as mensalidades? Pode tomar parte da Cadeia de União Irmãos que não são do Quadro de Obreiro? Existe alguma punição para as Lojas que fornecem a Palavra Semestral para Irmãos do quadro de outras Lojas mesmo sendo do GOB? 

CONSIDERAÇÕES:

A Palavra Semestral prevista no RGF em seus Artigos 112 e 113 exara que esta somente é remetida àquela Loja que estiver em dia com todos os seus compromissos junto ao Grande Oriente do Brasil, por extensão aos Grandes Orientes Estaduais. 

Entendo assim que se a Loja está em dia com as suas obrigações, obviamente “todos” os seus Obreiros, conforme as Leis estarão em dia com a Loja. Assim, tomam parte da Cadeia de União para receber a Palavra Semestral apenas os membros do quadro da Loja. 

Visitantes, mesmo da mesma Obediência, dela não participam, já que o Venerável no momento da transmissão, não teria possibilidade de consultar se os visitantes pertencem a uma Loja que esteja em dia com as suas obrigações. 

Não quero ser subjetivo, senão apelar para o bom senso. Nesse sentido é que a Palavra Semestral é transmitida de maneira velada através da Cadeia de União, após terem sido encerrados os trabalhos da Loja. 

Note que o adendo inserido no Ritual em vigência está disposto dessa maneira. É pelo sigilo da transmissão (para que alguém não a ouça) que o Rito Escocês Antigo e Aceito se faz valer da Cadeia de União que a rigor, só é feita para a transmissão da Palavra Semestral e nada mais (assim está escrito no ritual). 

Quanto à punição o representante do Ministério Público (Orador da Loja), antes de cair no campo da penalidade, deveria alertar que o procedimento não seria correto. Agora, se ele existiu, cabe a ele, o Orador, tomar as providências devidas. 

Finalizando. A prática em si, pelo seu objetivo, denota o entendimento da uma atitude velada que, a meu ver, não precisa estar escrito. 

PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr.1002, Florianópolis (SC) – sábado, 1º de junho de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário