Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 1 de setembro de 2023

SÓ SEI QUE NADA SEI

Uma das reflexões mais conhecidas de Sócrates é "só sei que nada sei", que expressa a humildade do filósofo diante do conhecimento. Sócrates acreditava que a busca pelo conhecimento deveria ser um processo contínuo de questionamento e reflexão, e que a verdadeira sabedoria era reconhecer a própria ignorância.

Ao afirmar que nada sabia, Sócrates não estava negando a possibilidade do conhecimento, mas sim reconhecendo a sua própria limitação diante da vastidão do universo e da complexidade da vida. Essa reflexão de Sócrates é um convite para a humildade e para o questionamento constante, em vez da arrogância e da certeza dogmática.

Essa postura de humildade e de busca constante pelo conhecimento influenciou profundamente a filosofia ocidental, e é uma lição valiosa para todos nós, que muitas vezes nos deixamos levar pela presunção ou pelo conformismo. A reflexão de Sócrates nos convida a questionar nossas próprias crenças e a estar sempre abertos ao aprendizado e ao crescimento.

Fonte: Facebook_Pedreiros Livres

Nenhum comentário:

Postar um comentário