Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 31 de agosto de 2023

LUGAR DA SAUDAÇÃO AO VENERÁVEL MESTRE NA ENTRADA DO ORIENTE

Em 14.04.2023 o Respeitável Irmão Afonso Lima de Medeiros, Loja Cavaleiros da Luz, 1057, REAA, GOB-PE, Oriente de Recife, Estado de Pernambuco apresenta o que segue:

SAUDAÇÃO NA ENTRADA DO ORIENTE

Caro Irmão Pedro Juk, tenho uma dúvida que foi levantada em loja e dividiu opinião entre os Irmãos, é referente a saudação para subir e descer do oriente, na hora da subida ao oriente a saudação deve ser feita antes de subir as escadas ou posteriormente a subir as escadas? Muito grato pela sua atenção.

CONSIDERAÇÕES:

Saudação ao Venerável Mestre deve ser feita pelo Sin∴ Pen∴ toda a vez que em Loja aberta um Irmão ingressar no Oriente.

Assim sendo, durante o ingresso no Oriente faz-se a saudação logo que se alcance o nível do piso oriental, ou seja, tendo a balaustrada ao seu lado esquerdo como referência o protagonista pára, faz a saudação na forma de costume e em seguida, sem compor novamente o Sinal, prossegue no seu percurso andando normalmente.

Nessa ocasião não se faz a saudação antes (no Ocidente ou sobre um degrau de acesso), porém no momento do ingresso. Vale lembrar que saudações em Loja são sempre feitas ao Venerável Mestre (página 42 do ritual de Aprendiz do REAA em vigência), não ao Delta.

Quando da saída do Oriente, antes de descer e voltado para o Venerável Mestre, tendo a balaustrada como referência à sua direita, faz-se novamente a saudação.

É oportuno mencionar que nessa ocasião quem estiver empunhando (segurando) um objeto de trabalho não faz a saudação pelo Sin∴, mas simplesmente, no mesmo lugar em que se presta a saudação, faz-se uma parada rápida e formal sem, contudo, fazer nenhuma inclinação com o corpo e nem mesmo executar meneios com a cabeça. A regra é não se usar um objeto de trabalho para com ele compor e fazer o Sin∴

Vide orientações também no SOR – Sistema de Orientação Ritualística que se encontra na página oficial do GOB em http://ritualistica.gob.org.br/

T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário