Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 24 de agosto de 2023

SUBSTITUIÇÃO DAS LUZES

(republicação)
Questão que faz o Respeitável Irmão José Aparecido dos Santos, Loja Justiça, nº 12, REAA, e Loja Frederico Chaulbaud Biscaia, 119, Rito Moderno ou Francês, Grande Oriente do Paraná (COMAB), ambas do Oriente de Maringá, Estado do Paraná. aparecido14@gmail.com 

Meu amigo, irmão, para minha compreensão de um eterno aprendiz, vejo as mudanças de cargos em Loja e gostaria de uma melhor compreensão. 

1 - Cargo de Venerável Mestre: Na falta deste, quem assume é o Primeiro Vigilante em Sessão Econômica, se for em Sessão Magna, deverá assumir o Mestre Instalado mais antigo de cargo, correto? E em sessão econômica, na falta do Venerável Mestre, Primeiro Vigilante, que assume é o Segundo Vigilante, correto? 

2 - Cargo de 1º Vigilante: Quando este falta, quem assume este cargo é o 2º vigilante ou o 1º Experto? Sendo esta uma dúvida e discussão de ritualística que temos tido com alguns irmãos! Gostaria de uma melhor compreensão sobre as faltas que houver nos Cargos das Luzes da Loja. 

CONSIDERAÇÕES:

Mano José Aparecido. Creio que há certa similaridade com uma questão apresentada por um Irmão do Oriente do Espírito Santo. Assim, estou lhe enviando a mesma. Caso tenhas mais alguma dúvida, retorne a questão. 

Questão apresentada pelo Respeitável Irmão Marcos André Malta Dantas, sem declinar o nome da Loja, Grande Loja do Espírito Santo, Oriente de Vitória, Estado do Espírito Santo. Tenho uma duvida recorrente. Sabemos que quando o Segundo Vigilante falta o Irmão Experto é que ocupa seu lugar, mas quando o Irmão Primeiro Vigilante falta, existem duas alternativas, a primeira descrita no livro do Irmão Denizart, que o Segundo Vigilante ocupa o malhete e o Experto a coluna do Segundo Vigilante, mas lendo o Irmão Xico Trolha no seu livro cargos em maçonaria, diz: quando ocorre falta do Primeiro Vigilante, o Irmão Primeiro Experto assume o malhete, ficando o Segundo Vigilante no seu lugar. Qual a sua opinião? Em consulta ao Eminente Grão-Mestre ele concordou com o Irmão Xico Trolha. 

CONSIDERAÇÕES 

Verdadeiramente quem substitui o Segundo Vigilante em caráter precário é o Primeiro Experto. No caso da ausência do Primeiro, assume em seu lugar o Segundo e, por conseguinte o Primeiro Experto ostenta o malhete ao Meio-Dia. 

Comentando o saudoso Irmão e amigo “Xico”, discutíamos em não raras vezes o assunto, fato que o autor faria uma revisão corrigindo esse equívoco. Em princípio, comentava o mano Xico, que a sua opinião estava presa à posição topográfica assumida pelo Primeiro Experto no Rito Escocês, fato que dava a impressão que pela proximidade com o Primeiro Vigilante ele seria o seu substituto imediato. 

Com o aprofundamento das pesquisas, notou-se que a concepção estava equivocada, pois pela hierarquia das Luzes da Loja, na ausência do Primeiro Vigilante (segunda Luz da Loja), assume o Segundo Vigilante (terceira Luz da Loja). 

Assim, na ausência do Segundo Vigilante na Coluna do Sul pelo motivo de substituição ao Primeiro Vigilante, é que o Primeiro Experto entra em ação para ocupar o posto vago no Sul. 

Infelizmente, o saudoso Mano resolveu descansar na sombra da Acácia sem que antes tivesse feito à correção do tópico na sua obra Cargos em Loja. 

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 0982 - Florianópolis (SC) – domingo, 12 de maio de 2013

Um comentário:

  1. Pelas novas orientações do SOR GOB, quem assume o lugar do 2o. Vigilante é o SEGUNDO EXPERTO.
    A publicação acima foi feita há 10 anos, portanto não está em conformidade com as orientações d Sor - GOB

    ResponderExcluir