Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 25 de agosto de 2023

A VERDADEIRA MAÇONARIA

Wilson Namorato
Verdade, dizia Aristóteles, é a perfeita equação entre a imagem intelectual e o objeto. A Maçonaria para ser verdadeira deve estar em perfeita correspondência com os objetivos do Grande Arquiteto do Universo, considerando-se que ela é oriunda da inspiração divina e destina-se a manter no mundo um foco de luz capaz de iluminar as almas, erguendo o facho fulgurante dos eternos princípios dignificadores do homem.

A Maçonaria não é uma Obra exclusivamente humana, não nos referimos à parte material, administrativa, mas ao âmago, ao centro vital produtor da espiritualidade maçônica. Existiu na antigüidade sob outros nomes e com outras roupagens, e modernamente foi organizada sobre a base operativa preexistente, criando-se a analogia entre a pedra material e a construção espiritual. Quando nos referimos à Verdadeira Maçonaria temos em vista algo profundo e vital.

Destruir a Universalidade da Maçonaria, restringindo-a a um só país, é minar-lhe a existência. Como maçons, professamos a crença de que é nosso dever unir os homens de todos os países e procurar firmar entre eles a verdadeira amizade. Devemos manter nossa presente posição de caráter e de civilização, por meio de nossa ação em todo o mundo. Professamos imutável fé na Paternidade Divina e na Fraternidade Humana; nem as fronteiras das nações, nem as águas dos mares, nem as peculiaridades das línguas poderão impedir nossa união com os Irmãos de todo o mundo.

Sendo esse o caráter da Maçonaria, sua essência, não podemos nem devemos pregar lutas ou faccionismos, aliás, não pretendemos divisões que não são nem podem ser chamadas Maçonaria. Iniciamos a Era de Aquários, e marchamos para a unificação da humanidade. A Maçonaria, eterna depositária de maravilhosas verdades, não pode ficar estratificada, dividida, ao contrário, a Verdadeira Maçonaria rejuvenesce com a juventude dos séculos, e é eternamente uma florida primavera espiritual.

Quando dizemos – Verdadeira Maçonaria – estendemos as forças espirituais organizadas em base de concórdia e união, e não queremos falar em facções, pois se há facções já não há Maçonaria, deixa, portanto de existir a Verdade, porque na Mente do Grande Arquiteto do Universo, translucidamente gravada na amplidão da Natureza, tudo é unidade, universalidade, na infinita dispersão do Bem, do Bom e do Belo. Distinguimos perfeitamente entre Verdadeira Maçonaria e Verdadeiros Maçons; “o testemunho de um Maçom e a prova do seu credo, de seu caráter, não estão nos conselhos que ele dá ou na sabedoria que mostra, mas unicamente na retidão de sua vida”.

Fonte: Revista Arte Real nº 06

Nenhum comentário:

Postar um comentário