Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 19 de agosto de 2023

ALFAIAS DOS COBRIDORES E EXPERTOS - A FAIXA DO MESTRE E A ESPADA

Em 12.04.2023 o Respeitável José Daniel Massaroni, Loja Conciliação e Justiça, REAA, GOB-SP, Oriente de Presidente Prudente, Estado de São Pulo, apresenta a questão seguinte:

ALFAIAS DOS COBRIDORES E DOS EXPERTOS

Em 22/09/2022 pedi ao Irmão que explanasse o uso de Faixas de Cargos para Irmãos Mestres Instalados e Deputados durante uma Sessão. O Irmão explicou como utilizar cada faixa e na Sessão de ontem em Loja o Irmão Orador pediu para que o Irmão Cobridor Interno e os Expertos utilizem, além da Faixa de Mestre ou Mestre Instalado, da Faixa com a Joia do Cargo, uma Terceira Faixa de Mestre para cumprir exigência do Cargo que está ocupando. Na introdução das explicações que o Irmão forneceu ficou esclarecido que tal faixa só seria necessária para as Lojas que utilizam as espadas durante a Sessão, uma vez que necessitaria de um suporte para suportá-la. Não consegui convencê-lo já que segundo interpretação do Irmão Orador, tendo ou não espadas utilizadas pelos Irmãos Expertos e
Cobridor essa faixa de Mestre deverá ser usada.

Expliquei para ele que no meu caso, Mestre Instalado, o uso da faixa de Mestre abaixo da Faixa de Mestre Instalado, com um Colar do Cargo cobrindo todas, seria desnecessário e até um pouco incômodo com todas essas faixas sobrepostas.

Peço, interrogando o Irmão pela segunda vez sobre o mesmo assunto, que reforce o entendimento do Irmão sobre tudo isto e agradeço a Vossa atenção aos meus pedidos.

CONSIDERAÇÕES:

É infelizmente determinadas situações às vezes geram mesmo um excesso de preciosismo.

Quanto à orientação para que os Cobridores e os Expertos usem a faixa de Mestre é porque eles, no exercício dos seus cargos, utilizam uma espada como instrumento de trabalho.

À vista disso, e como o ritual de Mestre do REAA em vigência (2009) deixa claro que na faixa existe um dispositivo para acondicionar a espada, orienta-se então que os oficiais que se servem da espada no exercício do seu ofício podem usar a faixa para acomodar a espada.

Isso foi assim inserido como orientação no SOR porque no ritual de Mestre de Mestre Maçom do REAA em vigência, dele à página 22, título: Faixa de Mestre, também está escrito que o Mestre usa a faixa quando não estiver exercendo cargo de Vigilante, de Dignidade ou de Oficial.

Assim, para que não exista contradição sobre a obrigatoriedade do uso da faixa de Mestre pelos que ocupam cargo e se servem da espada, foi colocado no SOR a orientação de que esses Oficiais se quiserem podem (facultativo) também usar a faixa como talabarte.

Sabe-se também que muitas Lojas costumeiramente têm dispositivos para acondicionar a espada presos atrás do espaldar das cadeiras.

Desse modo, para não interferir incisivamente nos costumes da Loja, e para evitar que Cobridores e Expertos fiquem com a espada no colo (sobre as coxas), ou apoiada no chão quando essa não estiver em uso, foi dada a opção ao titular de utilizar o dispositivo preso à faixa, ou não se servir dele e deixar a espada descansando no dispositivo preso na retaguarda do espaldar.

Dessa maneira a Loja faz a opção do uso ou não da faixa conforme lhe convier. Assim, evita-se que a espada seja indevidamente utilizada pelos respectivos oficiais quando dela não se estiver fazendo uso. Obviamente que se a opção for utilizar o dispositivo preso à cadeira o titular não precisa usar a faixa de Mestre.

No caso dos Expertos, eles podem usar a faixa de Mestre apenas nas sessões em que eles farão uso da espada. Quando não, a exemplo das sessões ordinárias, não há necessidade de vestir a faixa.

Para o Cobridor Interno, principalmente, mesmo sendo ele um Mestre Instalado, o mais recomendável é o uso da faixa do Mestre como talabarte – vide no SOR as ocasiões em que o titular deve empunhar a espada e as que ele deve mantê-la embainhada.

Obviamente que não dá para se antever todas as situações que possam porventura ocorrer. Nesse sentido, sugere-se o bom senso.

Por fim, se os titulares estiverem usando a faixa do Mestre para a finalidade acima descrita, a faixa ficará vestida sempre por baixo do colar com joia distintiva do cargo ou mesmo do colar do Mestre Instalado, se for o caso.

T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário