Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 12 de agosto de 2023

SAUDAÇÃO EM PÉ E À ORDEM E LOJA JUSTA E PERFEITA

Em 08.04.2023 o Respeitável Irmão Elirio Paulo, sem mencionar o nome da Loja, e o Oriente, Rito Moderno, GOB-RS, Estado do Rio Grande do Sul, apresenta o que segue:

EM PÉ E À ORDEM E LOJA JUSTA E PERFEITA

Tenho pesquisado, mas não encontrei uma resposta conclusiva.

Pergunto: no Rito Moderno quando pedimos a palavra nas colunas, ficamos de pé à Ordem e cumprimentamos as luzes etc.

A dúvida é, temos que descarregar e refazer a cada saudação ou ficamos a ordem e fazemos todas as saudações necessárias e só descarregamos quando autorizado.

Alguns irmãos defendem que a ordem correta é: ordem, comprimento, descarrega, repetir sempre a cada saudação.

Outro assunto, certa vez li em algum lugar, não lembro onde exatamente, que uma loja nem sempre é justa e perfeita, daí gostaria de saber em qual situação isso acontece, pois sabemos que só abre uma sessão com sete mestres (3,5,7).

CONSIDERAÇÕES:

Nesse contexto, a regra geral é a de que em Loja aberta quem estiver em pé deve ficar à Ordem.

No caso do uso da palavra, a questão não é de saudação em Loja, porém do modo protocolar de se dirigir à Loja.

Isso é ponto pacífico. Assim, o usuário da palavra, depois de autorizado a falar fica à Ordem e, dessa forma se dirige à assembleia mencionado primeiramente as Luzes (Venerável Mestre e Vigilantes), genericamente as autoridades presentes, e os demais Irmãos, sem a necessidade de nominá-los um a um. Destaque-se que essa prática não significa saudar alguém, mas é o modo costumeiro (consagrado) de um maçom se dirigir à Loja quando estiver fazendo uso da palavra.

À vista disso, o usuário da palavra compõe o Sin∴ na forma de costume e o mantém até o termino da sua fala, quando, antes de se sentar novamente o desfaz pelo Sin∴ Pen∴.

Essa história de se desfazer e compor o Sin∴ a cada vez em que se mencionar o nome e/ou cargo de alguém é prática equivocada. Ratifico, para se fazer uso da palavra fica-se por primeiro à Ordem e, sem desfazer o Sin∴ dirige-se a fala à assembleia. Concluído o pronunciamento, desfaz-se o Sin∴ na forma de costume antes de se ocupar assento novamente.

No caso de uma Loja "Injusta e Imperfeita" é algo que me parece inexistente, até porque nessa condição os trabalhos nem mesmo podem ser abertos.

Desse modo, se não houver a presença mínima de sete Mestres os trabalhos não poderão ser abertos. Por esse motivo, e sem querer ser redundante, não existe Loja injusta e imperfeita, pois uma Loja para ser aberta precisa antes estar “justa e perfeita”, ou seja, três Mestres devem governa-la, cinco Mestres devem compô-la e sete Mestres devem completa-la.

T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário