Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 3 de agosto de 2023

INTERAÇÃO DA MAÇONARIA COM A SOCIEDADE

Ir∴ Sérgio Quirino Guimarães
Já se foi a época que a Maçonaria sofria perseguições políticas e religiosas, hoje o que encontramos é o preconceito de elementos da sociedade em relação a Sublime Ordem. A própria palavra preconceito, já mostra a deficiência de quem o tem, ou seja: fazer juízo antes mesmo de tomar conhecimento da realidade: (pré + conceito). O grande problema é que o preconceito é baseado em crenças e não no conhecimento; o preconceito tem uma base irracional que só é extinto pela instrução e esclarecimento da realidade. Se há na sociedade um resquício de aversão à Maçonaria, podem ter certeza que boa parte da culpa é dos Maçons. Outrora nós promovemos uma segregação da Ordem junto à Sociedade, e esta levantou suspeitas de nossa idoneidade e propósitos. Como tornar feliz a Humanidade se não estivermos inseridos e interagindo com os outros segmentos da Sociedade?

Aperfeiçoar os costumes não é apenas obrigação de cunho pessoal, é preciso também descobrir na Sociedade focos de desvirtuamento (drogas, evasão escolar, violência, etc) e cumprirmos nosso papel de “Construtores Sociais”. Toda Loja tem a obrigação de promover atividades de interação com a sociedade que ela está inserida. O apoio aos bons Projetos Governamentais, a parceria com outras Sociedades e Agremiações e a participação efetiva em campanhas fraternais promovidas por entidades de cunho religioso; só nos aproxima da população e desmentem as bobagens que falam de nós. Há também um aspecto de suma importância, cabe aos Maçons deixarem de lado comportamentos falaciosos. É muito comum perguntarem a alguns Maçons qualquer coisa sobre Maçonaria e eles responderem: - Isto é segredo! Eu não sei qual a dificuldade em responder ou dizer que não sabe! O problema é que a maioria age assim para se manter envolto nas “brumas do mistério”, é o típico Irmão que não apresenta nenhum candidato, pois se apresentar um colega de trabalho e este for admitido perderá o “status quo”. Temos que ficar atentos, pois preconceitos podem levar à discriminações e não desenvolvam o pensamento arcaico que isto não atinge um “Obreiro da Arte Real”. Normalmente o alvo dasdiscriminações, não será os Irmãos, mas sim as cunhadas e sobrinhos.

Não permitam o isolamento da Loja e dos Maçons, aproximem-se dos formadores de opinião, tragam esclarecimentos para os que ignoram nossa história e aspirações. Belíssimo trabalho é o que está sendo feito pela Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, ela esta envolvida em Campanha em prol do Meio Ambiente, donativos para os necessitados atingidos por catástrofes, apoio ao governo de Minas, atividades junto ao Legislativo, manifestações sobre a duplicação das estradas e muito mais.

Atualmente, trabalha para que entre os dias 06 e 09 de abril, Belo Horizonte seja a Capital da Maçonaria Mundial. Nossa Direção está promovendo o 1 Congresso Internacional da GLMMG e 182º Aniversário de Supremo Conselho. Já confirmaram presença Irmãos de vários países e todos os Grãos-Mestres das Gl do Brasil. Na abertura dos trabalhos, teremos conferência ministrada pelo Governador do Estado e muitas outras atividades de excelente nível. É uma oportunidade fantástica de estreitarmos nossos laços, aprender e conviver com Irmãos de outros países. Os Irmãos de outros estados que desejarem participar devem acessar o site da Grande Loja (www.glmmg.org.br) para fazer a inscrição. Os Irmãos de Minas Gerais também podem acessar o site, mas primeiro devem tomar algumas informações diretamente com o Irmão Orlando (3218-1400). Aproveite o fim de semana e façam as malas, estaremos recebendo todos os Irmãos com um Tríplice e Fraternal Abraço. Em anexo segue a programação do evento.

Fonte: JBNews - Informativo nº 213 - 29/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário