Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 10 de agosto de 2023

EM PÉ E À ORDEM NO 2º GRAU

Em 07/04/2023 o Respeitável Irmão Mario Sergio Fernandes Isaac, Loja João Guerra de Oliveira, 2154, REAA, GOB-GO, Oriente de Goiatuba, Estado de Goiás, apresenta a dúvida seguinte:

EM PÉ E À ORDEM

No Ritual do REAA, edição 2009 do Grau 2, item 3.4.2, na página 85, item na fala do Venerável Mestre: "Em p∴ à Ord∴, meus IIr∴". A dúvida é em à Ord∴ de qual Grau? Visto que o Aprendiz ainda não foi elevado e a Sessão é no grau 2?

CONSIDERAÇÕES:

Veja, a Loja está aberta no 2º Grau e o Venerável Mestre determina que os Irmãos (no plural) fiquem à Ordem. 

Assim, por óbvio os Irmãos presentes ficam à Ordem no grau em que a Loja está trabalhando, à exceção é do(s) postulante(s) ao grau de Companheiro porque ainda não foram consagrados no 2º Grau.

No mais essa determinação ocorre no momento em que o(s) aspirante(s), ainda Aprendiz(es) já se encontra(m) apto(s) a prestar(em) o juramento na forma de costume.

À vista disso, sem excessos de preciosismo, naquele instante todos, exceto o(s) aspirante(s), ficam à Ordem no grau em que a Loja estiver trabalhando, no caso, no 2º Grau.

PEDRO JUK – SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário