Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 29 de agosto de 2023

CONSULTA NO SEGUNDO GRAU

(republicação)
Questão que faz o Respeitável Irmão Carlos Resende, Loja Cavaleiros do Sol, 3.195, GOB-MS, Oriente de Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul. 
resendes.carlos@hotmail.com 

"Em pé e a ordem, meus Irmãos", diz o Venerável Mestre para que os Irmãos Primeiro e Segundo Vigilantes verifiquem se todos os Irmãos das Colunas são Companheiros - pag. 29 do Ritual, 2º Grau. Ali há a observação de que todos devem cumprir o que ali se determina, inclusive no Oriente. A nossa dúvida é se até mesmo Venerável Mestre deve cumprir o que ali se determina, ou se ele, como Presidente da Oficina permanece como de costume, sem acompanhar os demais no Oriente. 

CONSIDERAÇÕES:

Existe um erro no Ritual de Companheiro que ainda não foi arrumado. No processo de abertura da Loja, o procedimento de telhamento dos Vigilantes é igual ao que consta no Ritual de Mestre no tocante aos procedimentos (nunca no sinal).

Assim os que ficam em pé e volta-se para o Or∴ são apenas aqueles que ocupam o Ocidente, dado que no Or∴ não existe telhamento. Todos os do Oriente permanecem sentados. Note que no próprio ritual do Grau de Companheiro o Venerável não diz: “sentemo-nos”, porém “sentai-vos”. Essa correção será procedida na ocasião da sua revisão. 

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 0988, Palmas(TO) – sábado, 18 de maio de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário