Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 22 de agosto de 2023

CONFIRMAÇÃO MATRIMONIAL

(republicação)
Em 05/02/2018 o Respeitável Irmão Rubens Fernando Serman, Loja Amor e Caridade, 582, REAA, GOB-PR, Oriente de Ponta Grossa, Estado do Paraná, pede esclarecimentos para o que segue:

CONFIRMAÇÃO MATRIMONIAL

Determinado irmão de nossa Loja gostaria de realizar uma cerimônia de Confirmação de seu Casamento em nossa Loja. Já verifiquei que isto é possível e já realizado em outras Lojas que praticam o REAA, mas tenho algumas dúvidas, a saber:

1. Existe Ritual/Orientações a serem seguidas?

2. Esta solenidade pode ser realizada em dia e horário fora do normalmente adotado pela Loja? Ex: nossa Loja reúne-se as segundas e o irmão gostaria de realizar a sessão num sábado;

3. Existe um modelo de Ata para a solenidade?

Enfim, gostaria muito de ajudar na realização, porém tenho muitas dúvidas a respeito e, sem querer abusar, mas já abusando, será que o Irmão poderia me orientar onde conseguir estas informações?

CONSIDERAÇÕES:

Não existe nada em vigência nesse sentido em se tratando do Grande Oriente do Brasil. Os Rituais Especiais editados em um volume no ano de 2016 para as Lojas da Federação e que se encontra em vigor pelo Decreto 1506/2016, apenas contempla o seguinte: sessões para Regularização de Loja; Consagração e Entrega de Estandarte; Sagração de Templo e Banquete (Loja de Mesa), além da edição dos Decretos 1469 e 1476 que tratam respectivamente da ocupação das Cadeiras de Honra e do Cerimonial da Bandeira Nacional.

Como se pode notar nada contempla cerimônias que envolvam confirmações matrimoniais.

Embora essa solenidade não esteja prevista, tem sido tradição em algumas Lojas tratarem dessas homenagens seguindo rituais que não se encontram mais em vigência. 

Especificamente no que trata a questão nº 2, por ela não ser uma sessão oficialmente prevista (nem no ritual e nem no RGF), é preferível que ela, se realizada, não ocupe datas previstas no calendário da Loja. 

No meu entender, a Loja deve tratar desse assunto em separado.

Se ela não é uma sessão prevista oficialmente, obviamente não existe modelo de ata para tal. 

Sugiro que na hipótese de se realizarem trabalhos para esse afim, então que apenas se registrem esses fatos para ficarem gravados na história da Loja. 

Concluindo, penso ser oportuno mencionar que muitas dessas sessões especiais, a exemplo da de Confirmação Matrimonial não são tradicionais na verdadeira Maçonaria. Muitos rituais surgiram com essa finalidade, sobretudo, na Maçonaria latina, no afã de preencher determinados “gostos” seguidos por ideias inventivas. O resultado disso é que se criou uma expectativa como fosse da Maçonaria a obrigação de orientar e realizar invariavelmente esse tipo de sessão. Bem, “eu não creio nas bruxas, mas que elas existem; ah! Elas existem”. 

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário