Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 15 de agosto de 2023

IRMÃO OU MANO?

Ir∴ Antônio Carlos Rios
Tenho encontrado no relacionamento Maçônico a pronuncia Irmão e Mano e me pergunto: Porque uns pronunciam Irmão e outros Mano?

Qual então o termo correto a usar se ambos me parecem Ter o mesmo significado?

No Novo Dicionário da Língua Portuguesa, de autoria de Dermival Ribeiro Rios, na verbete “Irmão” diz ele: “Filho do mesmo pai e da mesma mãe ou só do mesmo pai ou só da mesma mãe; membro da confraria; frade sem ordenação sacerdotal”. Na verbete “Mano” diz ele: “ Irmão; amigo; camarada; muito amigo; intimo.

Ao que me parece, realmente o termo Irmão e Mano tem o mesmo significado.

Veremos agora na pesquisa realizada em Dicionários Maçônicos o que encontramos sobre o tema.

Alec Mellor em seu Dicionário da Franco-Maçonaria e dos Maçons, na verbete “Irmãos” diz ele: “Os Franco-Maçons tem o costume de se chamarem por esse nome, qualquer que seja a sua classe social”. Quanto a verbete “Mano” nada encontrei.

Nicola Aslan em seu Grande Dicionário Enciclopédico da Maçonaria e Simbologia, na verbete Irmãos diz ele: “ Os membros da Maçonaria, qualquer que seja o seu grau, dão-se o tratamento de Irmão”. “Este tratamento existe em todas as sociedades iniciáticas e nas confrarias, onde o seu significado é a condição adquirida com a participação de um mesmo ideal baseado na amizade”. “É o tratamento que se devam entre si os Maçons operativos”. “O Poema Regius, que data de 1.390, aconselha os operários a não se tratarem de outra forma senão de “meu caro irmão’. Por isso o tratamento de Irmão dado por um Maçom a um outro, significa reconhecimento fraternal, como pertencente à mesma família”. “Os Maçons são Irmãos por terem recebido a mesma iniciação, os mesmos modos de reconhecimento e foram instruídos no mesmo sistema de moralidade (FBRB)”. Quanto a verbete “Mano”, também nada encontrei.

Fiz então nova consulta a outras obras entre elas: Ritual e Instruções de Aprendiz Maçom, de Companheiro Maçom e de Mestre Maçom do Rito Escocês Antigo e Aceito e no Ritual do Grau I, II e III do Rito Moderno, encontrei inúmeras vezes a pronuncia “Irmão”, não encontrando nenhuma menção a pronuncia “Mano”.

Consultei também varias obras Maçônicas, em todas elas encontrei a pronuncia “Irmão” e não encontrei em nenhuma destas obras, nem por uma vez sequer, a pronuncia “Mano”.

Fiz também consulta ao primeiro “Guia dos Maçons Escossezes ou Reguladores dos Três Graos Symbolicos do Rito Antigo e Aceito" (escrita de época) do Grande Oriente Brazileiro de 1.834. Encontrei por varias vezes a pronuncia “Irmão”. Não encontrei a pronuncia “Mano”.

A meu ver e a conclusão que chego meus caros Irmãos, é que, a pronuncia “Mano” deverá ser usada quando do tratamento profano. Quando o tratamento for Maçônico a pronuncia correta a usar é “Irmão”. No mundo profano o tratamento Irmão e Mano tem o mesmo significado, tanto faz usar um como o outro, mas no nosso meio Maçônico devemos usar o tratamento “Irmão”, conforme nos sugere os autores das obras aqui apresentadas e dos Rituais, que são o nosso guia e concluo que não consigo conceber o tratamento de “Mano” em uma sessão Maçônica.

Fonte: JBNews - Informativo nº 215 - 31.03.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário