Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 26 de agosto de 2023

APRENDIZES E COMPANHEIROS EM VISITA DESACOMPANHADOS DE UM MESTRE

Em 14.04.2023 um Respeitável Irmão da Loja Regeneração Guabirubense, 4100, REAA, GOB-SC, Oriente de Brusque, Estado de Santa Catarina, apresenta a dúvida seguinte:

APRENDIZ E COMPANHEIRO VISITANTE

Desde quando iniciei, fui orientado que Aprendiz e Companheiro não devem visitar outras lojas sozinhos, devem estar acompanhando de um irmão Mestre.

Tivemos um caso recente, onde um Companheiro, sem comunicar os IIr∴, visitou uma Loja de outro Oriente sem a presença de um Mestre de nossa Loja.

Portanto, gostaria da opinião do Irmão sobre o fato e também se possui algo escrito sobre esse tipo de visitação sem a presença de mestre junto.

Desde já muito obrigado pela atenção.

CONSIDERAÇÕES:

No que diz respeito a alguma regulamentação nesse sentido por parte do GOB e em Lojas do REAA, posso lhe afirmar que não existe oficialmente nada que proíba Aprendizes e Companheiros visitarem Lojas regulares desacompanhados de um Mestre Maçom.

Nesse particular, vale lembrar que visitar lojas coirmãs é direito universal de um maçom. Dessa maneira pode-se afirmar que legalmente não há impedimento.

No entanto, em nome da prudência, em se tratando de um Aprendiz recém-iniciado, é cordato, se for possível, que um Mestre Maçom o acompanhe, pelo menos nas suas visitas iniciais, a despeito que isso, como foi dito, não seja uma regra, senão uma “recomendação” amparada pela sensatez, pois um Aprendiz nessa condição, pela sua pouca experiência, possa se constranger e precisar de ajuda, sobretudo se a sua pessoa não for conhecida dos Irmãos da Loja visitada.

Não obstante a isso, entretanto, nada impede que o Aprendiz possa fazer uma visita sem estar acompanhado. Nesse caso, a questão a ser levantada é a de se saber se um Irmão recém iniciado, desconhecido e desacompanhado, está apto a passar pelo telhamento de costume.

Assim, para casos como esse, recomenda-se prudência, já que costumeiramente nos é dito que a prudência tem sido a mãe de todas as virtudes.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário