Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 1 de agosto de 2023

O DELTA, O TETRAGRAMA E O OLHO ONIVIDENTE

Em 04.04.2023 o Respeitável Irmão Pedro Road Arruda, Loja Universitária Pés Vermelhos, 4393, Rito Brasileiro, Oriente de Londrina, Estado do Paraná, apresenta a dúvida seguinte:

TETRAGRAMA HEBRAICO E O OLHO ONIVIDENTE

O Delta sagrado e o olho onividente dentro de Loja têm o mesmo significado? Por que alguns usam a letra Yod do hebraico dentro do delta sagrado? Poderia nos dizer se é um símbolo unânime na maçonaria e quando surgiu?

CONSIDERAÇÕES:

Em Maçonaria o Delta é o símbolo da Divindade. Sua presença no Retábulo do Oriente da Loja não está sujeita à adoração e reverência religiosa. De maneira sensata, discreta e individual o símbolo exprime a crença do maçom em um Ente Supremo.

 Com o tetragrama hebraico, ou mesmo apenas com a letra Yod no seu interior, o símbolo se aplica mais aos ritos teístas, ou mesmo teístas/deístas. O REAA, por exemplo, é um rito teísta/deísta, visto que, mesmo sendo original da França (características deístas), por questões históricas, também possui atributos teístas herdados de influências anglo-saxônicas. Por extensão, poder-se-ia dizer o mesmo para o Rito Brasileiro que indisfarçadamente foi decalcado em grande parte no REAA, a despeito de possuir também influências litúrgicas do Rito Adoniramita.

Já o Delta com o Olho Onividente é um símbolo mais acordado aos ritos deístas como o Adonhiramita, assim como os de caráter racional como é o Rito Moderno.

No Brasil, em especial, a proliferação de muitos rituais no curso da história fez com que a regra teísta ou deísta para esse símbolo acabasse sendo indevidamente confundida e misturada.

Seguem mais alguns elementos resumidos sobre esse precioso emblema retirados de conceitos expressos por José Castellani, in Dicionário Etimológico Maçônico:

“O Delta – correspondente à quarta letra do alfabeto grego, é um triângulo equilátero, ou seja, com os três lados iguais. Em primeira análise, simboliza os ternários ou as tríades divinas e tem sido um conceito comum às antigas civilizações e à maioria das religiões. Por exemplo: do hinduísmo, Brahma, Vishnu, Siva; dos egípcios, Osíris, Ísis e Hórus; dos sumerianos, Shamash, Sin, Ichtar, etc. O Delta é de natureza neutra, simbolizando o equilíbrio entre os três aspectos da divindade. Um ápice voltado para cima menciona a espiritualidade e ele voltado para baixo, representa a materialidade. (...) Em Maçonaria, como um dos principais símbolos, é conhecido como Delta Radiante e se localiza no centro, ao alto do Retábulo do Oriente. Por representar a divindade, não deve ser encoberto por nada e por ninguém. O Delta pode ter no seu interior a figura de um olho esquerdo, ou as letras que compõem em hebraico o nome de Deus (Yod, Hé, Vav e Hé), ou ainda só a primeira letra (Yod).

Quanto à unanimidade, o Delta é na Moderna Maçonaria um símbolo basicamente universal que se consolidou a partir da Maçonaria dos Aceitos e a proliferação dos ritos.

T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário