Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 9 de agosto de 2023

TEMPO DE ESTUDOS ON-LINE

Em 06.04.2023 o Respeitável Irmão Carlos Fernandes dos Santos, Loja Acácia, 0177, GOB-RJ, sem mencionar o Rito, Oriente de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, faz a seguinte pergunta:

TEMPO DE ESTUDOS ON-LINE

Gostaríamos de ouvir suas considerações no que diz respeito a usar, no Tempo de Estudos, recurso audiovisual para transmitir, em tempo real, uma palestra de um Irmão que se encontre em outra Cidade, Estado ou País, abordando assunto filosófico e/ou maçônico. Estaríamos transgredindo alguma regra básica prevista no RGF ou Constituição?

CONSIDERAÇÕES:

Não vejo óbices nesse sentido, desde que a Loja se certifique se fato o palestrante é um maçom regular e que o procedimento não fira o andamento litúrgico da sessão, como por exemplo, colocar a Loja em família ou suspender os trabalhos em ritos que não contemplam essas práticas.

 No REAA, por exemplo, não há nenhuma previsão de se colocar a Loja em família. Assim a palestra on-line deverá ocorrer dentro do andamento ritualístico previsto no
quarto de horas de estudos.

Como o tempo de estudos geralmente prevê 15 minutos, essa palestra on-line poderá ser marcada com antecedência por se tratar de uma palestra ministrada de modo especial. Nesse caso é possível extrapolar o tempo previsto desde que nos ditames do bom senso.

Por se tratar de uma Loja aberta, recomenda-se cautela para com o sigilo que impera nos nossos costumes.

T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário