Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 27 de agosto de 2023

COLARES E INSÍGNIAS

(republicação)
O Respeitável Irmão Sílvio José Sabino, Mestre Maçom, sem declinar o nome da Loja (GOB), Oriente e Estado da Federação, apresenta a questão que segue: 
silviosabino@sumicity.com.br 

Recentemente fui exaltado ao Grau 3 da nossa Sublime Ordem. No Ritual de Mestre-Maçom (GOB - 2009), Rito Escocês Antigo e Aceito, páginas 20, 21 e 22 fala a respeito das insígnias. Na página 22 diz: (...) o Mestre quando não estiver exercendo o cargo de Vigilante, de Dignidade ou de Oficial usa uma faixa em material acetinado azul-celeste em diagonal sem nenhum ornamento, contendo em sua extremidade a joia de Mestre em metal dourado." No Ritual do Grau 1 (GOB-2009) na página 35 diz: "(...) O Venerável Mestre e as Dignidades usam suas joias apensas ao colar azul-celeste e os demais Oficiais usam a joia apensa à fita azul-celeste usada a tiracolo". Reparei que em minha Loja e em diversas Lojas em que visitei que vários Irmãos independente dos cargos que exerciam, usavam colares e não a faixa. De acordo com os Rituais os colares estão restritos ao Venerável Mestre, Oficiais e Mestres com cargos e os demais usam faixas com a respectiva joia de Mestre. Afinal, o uso da faixa é obrigatório? Ela pode ser substituída pelo uso do colar sem insígnia? 

CONSIDERAÇÕES:

REAA - Existe uma contradição entre o Ritual de Aprendiz e o de Mestre em vigência. Como o trato desses paramentos está relacionado apenas aos Mestres prevalece o escrito no Ritual de Mestre. 

Cabe aqui uma melhor explicação: os cargos inerentes às Luzes, Dignidades e Oficiais de uma Loja só podem ser ocupados por Mestres. No caso do Venerável ele precisa ainda passar pela Instalação e, por conseguinte ser eleito para o cargo. Vigilantes, Orador, Secretário, Chanceler e Tesoureiro completam àqueles que são eleitos para os cargos no Grande Oriente do Brasil. Os demais cargos são nomeados pelo Venerável Mestre. 

Outras situações: Todos os Ex-Veneráveis (Mestres Instalados) usam colar com a respectiva joia. Assim também é costume para as autoridades maçônicas previstas no Regulamento Geral da Federação. 

Finalizando. Se a fita a tiracolo faz parte da indumentária do Mestre, obviamente ela é obrigatória. 

É dispensável o uso da fita para aqueles que por dever de ofício usam colares. Mestres que não ocupam cargo não podem substituir a fita por colares 

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 0986, ( Palmas - TO ) - quinta-feira, 16 de maio de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário