Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 5 de agosto de 2023

REAA - SUBSTITUTO IMEDIATO DO VENERÁVEL MESTRE

Em 05.04.2023 o Respeitável Irmão Antonio Sérgio Nogueira, Loja Dever e Humanidade, 860, REAA, GOB-PE, Oriente de Caruaru, Estado do Pernambuco, apresenta a questão seguinte:

SUBSTITUTO IMEDIATO DO VENERÁVEL MESTRE

Mais uma vez recorrendo ao valoroso irmão. Gostaria de tirar uma dúvida com o irmão. Entendo desta maneira e, também, já encontrei várias considerações suas sobre este assunto "quem é o substituto oficial do VM em exercício em uma reunião administrativa".
Sabemos que, quem substitui o Venerável Mestre de maneira precária e emergencial é o Primeiro Vigilante.

Sabemos também, que em uma reunião de Iniciação, Elevação e/ou Exaltação quem substitui o Venerável Mestre de oficio é o Past-Master ou um Mestre instalado.

Na última sexta feira 31/03 em reunião no Grau 1 o Venerável Mestre em exercício passou mal e, inicialmente, iria sair temporariamente, mas, depois, saiu em definitivo. Quando informou que iria sair temporariamente e convidou o irmão Primeiro Vigilante para o substituir um irmão do quadro se levantou e informou que só quem poderia substituir o Venerável Mestre seria o Past-Master ou um mestre instalado.

A pergunta e:

Fora as reuniões de Iniciação, Elevação e/ou Exaltação que não sejam presididas pelo Venerável Mestre de oficio tem a exigência do Past-Master ou de um Mestre Instalado?

1 - Uma reunião em andamento onde o Venerável Mestre de oficio saia e retorne em seguida ou saia em definitivo tem a exigência do Past-Master ou de um Mestre Instalado ou o Primeiro Vigilante?

2 - Todas as reuniões sejam nos graus I, II ou III que não sejam Iniciação, Elevação ou Exaltação o Primeiro Vigilante será o substituto oficial do Venerável Mestre em exercício?

Desde de já agradeço pela atenção do valoroso irmão.

CONSIDERAÇÕES:

Inicialmente eu gostaria de salientar que o título honorífico de Mestre Instalado é produto da Moderna Maçonaria. Muito mais antigo do que o título de Mestre Instalado é o 1º Vigilante ser o substituto imediato do Venerável Mestre, destacando, à vista disso, que nos tempos operativos não existia grau de Mestre, todavia havia duas classes de trabalhadores, a dos Aprendizes Admitidos e dos Companheiros do Ofício. Nos tempos do “ofício” quem dirigia os trabalhos no canteiro era um Companheiro experimentado, então escolhido para esse ofício.

Apresentados esses argumentos, infelizmente ficamos às vezes à mercê de especuladores que normalmente dão palpites errados.

Vamos ao correto: respeitando a história do REAA, o substituto imediato do Venerável Mestre é o Primeiro Vigilante - sendo ele um Mestre Instalado ou não.

A exceção é apenas nas Sessões Magnas de Iniciação, Elevação e Exaltação, onde, ausente o titular, e não sendo o 1º Vigilante um Mestre Instalado, deve assumir a condução dos trabalhos o Ex-Venerável mais recente da Loja. Isso se justifica pelo motivo de que o ato da consagração (sagração) do Candidato exige a presença de um Mestre Instalado para empunhar a Espada Flamej∴.

Assim, exceto nas sessões de Iniciação, Elevação e Exaltação, quem assume precariamente a vacância é o 1º Vigilante.

O termo “substituto imediato" se refere a ausência precária do Venerável Mestre em uma determinada sessão por motivos de força maior. Isso quer dizer que a sua ausência não é definitiva do mandato, mas em uma determinada ocasião.

No tocante ao tratamento de um Ex-Venerárvel, no caso do REAA, recomenda-se Mestre Instalado “mais recente”, pois os termos Past-Master, ou Imediated Past-Master são expressões utilizadas pela Maçonaria Inglesa.

Vale dizer que todo o Past-Master é um Mestre instalado e, todos Mestres Instalados são Ex-Veneráveis. A diferença está apenas naquele que deixou o veneralato mais recentemente.

Conclui-se assim que no REAA, nas sessões ordinárias, se ausente o Venerável Mestre titular, quem o substitui é o 1º Vigilante. Nas sessões magnas de Iniciação, Elevação e Exaltação, não sendo o 1º Vigilante um Mestre Instalado, assume o Ex-Venerável mais recente da Loja. Em qualquer situação, o substituto usará a joia do cargo de Venerável.

T.F.A.
PEDRO JUK
Secretário Geral de Orientação Ritualística do GOB.
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário