Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 1 de agosto de 2023

EQULÍBRIO ENTRE LIBERDADE E ORDEM

Ir∴ Luiz Felipe Brito Tavares
Loja Luz do Planalto nr. 76São Bento do Sul – SC

A liberdade costuma ser vista vulgarmente como ausência total de regras. Porém que conseqüências traria tal conceito de liberdade? A ordem propicia a existência e a continuidade. Sem a ordem não haveria vida ou mesmo a estrutura cerebral que viabiliza a inteligência. E é através justamente desta inteligência que refutamos a idéia de que liberdade é sinônimo de omissão de responsabilidades.

Pra que possuamos liberdade é preciso antes que existamos, e sem regras ou ordem isto não pode ser verificado. Temos que nos responsabilizar pela vida.

O que seria então liberdade? Seria a possibilidade de escolhas dentro da matriz de possibilidades que não ultrapasse o limite da própria existência.

Podemos dizer que a melhor escolha é aquela que viabilize sempre novas escolhas. As melhores escolhas são sempre aquelas que mantenham a ordem.

Liberdade está intimamente ligado a sentido. Tudo que permita ou amplie o sentido será de livre acesso.

Para um ser ordenado a única liberdade é aquela que mantenha a própria ordem. SE como seres vivos e pensantes temos uma linha de existência, esta existência só é permitida, ou só exerce a liberdade de existir dentro de uma linha de sentido e coerência. Liberdade é então, para os seres existentes em complexidade, sinônimo de ordem. É justamente a ordem que viabiliza a integralidade mantida do ser ao longo do tempo. Liberdade de seguir caminhos, apenas se houverem caminhos a serem percorridos.

Liberdade leviana sem equilíbrio levará fatalmente a descontinuidade. Só pode ser livre quem existe.

A Inteligência é uma ferramenta que nos permite tal compreensão. É a capacidade de abstrair as leis universais e de interpretá-las no sentido da própria sobrevivência. A inteligência nos permite compreender que a vida tem suas regras e de que precisamos segui-las para bem viver.

Temos que nos adequar às exigências da existência. Temos que nos adequar à justiça De GADU para bem existirmos.

Se ajustar seria o mesmo que buscar o caminho preciso, o caminho justo e único para nos tornarmos seres integrais.

Cada patamar da existência possui suas exigências. O animal necessita conquistar o alimento que lhe garantirá a vida. O ser humano já percorre patamar superior. Necessita não apenas do alimento material para manter o corpo orgânico como necessita do alimento intelecto espiritual para manter vivo seu lado consciente e humano.

O ser humano consciente é um ser social, que completo apenas em íntima interatividade com seu semelhante.

Para existir de forma integral temos que buscar um equilíbrio entre todas as forças que nos regem, e temos que viver em equilíbrio com nosso semelhante.

O entendimento das regras do bom viver e a compreensão da conveniência de tal justiça nos permitirão o equilíbrio necessário ao movimento da existência.

Dentro desta justiça e utilizando a ferramenta da inteligência poderemos exercer a liberdade do existir de forma integral.

Aprender as regras e suas formas adequadas de manifestação é tarefa do homem que busca se burilar no sentido da felicidade.

Fonte: JBNews - Informativo nº 213 - 29/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário