Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 5 de abril de 2019

A VIRTUDE E A MAÇONARIA

A VIRTUDE E A MAÇONARIA

A Maçonaria é uma sociedade hierárquica, científica, filosófica, iniciática, de consequência religiosa, não sectária, que pesquisa a verdade, a fim de elevar os seus seguidores ao cume dos conhecimentos, da ciência, da filosofia, da moral, dos bons costumes e consequentemente da religião, mesmo que não pedindo de seus obreiros satisfação de seus credos religiosos.

A Maçonaria, baseada nos princípios democráticos, exige de seus candidatos apenas serem livres e de bons costumes, deixando a seu critério a escolha do livro da Lei moral.

A virtude, sendo inerente à alma, não se adquire, não se compra, não se aprende, apenas se educa e se aprimora em um ambiente virtuoso, onde se pratiquem boas obras.

A Maçonaria considera a beneficência um dever, a paciência como uma doação interior, a tolerância um objetivo, o sacrifício e o trabalho uma paga justa sem o merecimento de recompensa.

Os Maçons que se julgam superiores, porque são altos membros da sociedade, portadores de títulos universitários, possuidores de elevadas fortunas, políticos mandatários e influentes, precisam saber que rótulos não nos dá a propriedade da subsistência, nem hábito da ao Monge virtudes morais, podendo ser virtuoso até um ateu e impúdico um mal Maçom.

O grande Maçom Dario Veloso há século dizia: "Deve compenetrar-se o Maçom, que não há fraternidade sem respeito, sem carinho, portanto, cultivar o carinho e o respeito é cultivar o lírio da fraternidade e da paz".

Advertiu-nos o Mestre Jesus, dizendo-nos: "Vós sois o meu templo, procurem não destruí-lo, como templo de Jesus !". Procuremos segui-lo, tê-lo como exemplo, imita-lo em todos os gestos, atitudes, palavras, como demonstração de humildade, pois ele era o senhor e fez-se escravo, ele era grande e fez-se pequenino, ele era a luz e não desdenhou a imersão nas sombras do sofrimento e da maldade, ele era o amor e suportou valoroso o assédio do ódio.

Esse comportamento dá ao Maçom o domínio do espírito sobre a matéria, da consciência sobre o atavismo animal, florindo daí os principais da virtude que tanto enobrecem o homem.

Um Eterno Aprendiz
(autor desconhecido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário