Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 16 de abril de 2019

DISPOSIÇÃO DO MOBILIÁRIO

DISPOSIÇÃO DO MOBILIÁRIO
(republicação)

Em 01.07.2014 o Respeitável Irmão Carlos Alberto de Souza Santos, membro da Loja Deus e Universo, 1.653, REAA, GOB-RJ, Rio de Janeiro – RJ apresenta a questão que segue: 
carlossantos1309@yahoo.com.br 

Dúvida na disposição de mobiliário da Loja. 

Meu irmão Pedro Juk, mais uma vez venho recorrer aos seus ensinamentos. Realizando como sempre as minhas pesquisas, observei que no ritual do Grau 1 (2009), Planta da Loja, o assento dos Cobridores Interno e Externo não ficam de frente para o Oriente e sim de lado. Ou seja, o Cobridor Interno fica de frente para o 1º Vigilante. Sendo assim gostaria de saber o seguinte: 

1) Se esta certo ou existe erro no desenho da planta do templo? 

2) Se existe erro na planta do templo apresentada no ritual, como devemos proceder na ritualística? Já que existem outros erros tanto no ritual dos graus 1, 2 e 3 e o Irmão diz que devemos seguir o ritual. Será o caso em questão aqui também? 

Considerações:

A questão aqui é de montagem e impressão no Ritual. Sem dúvida a posição dessas cadeiras está errada, já que os Cobridores no Ocidente ao lado da porta de entrada ficam de frente para o Oriente e não para o eixo do Templo. Assim, essa não é uma questão de cumprir ou deixar de cumprir o que está escrito, já que o equívoco é patente. 

Não quero me contradizer, todavia a questão é de corrigir um engano de impressão no papel. Devo salientar que já comuniquei ao GOB esse engano, inclusive ele faz parte dos provimentos para correção do ritual que remeti em setembro do ano passado e que até o presente não obtive resposta. 

Eis o provimento específico que me refiro: 

1.3.2 – PLANTA DO TEMPLO – PROVIMENTO 14 

Página 22 do Ritual, Planta do Templo, entenda-se: que os assentos dos Cobridores fiquem voltados para o Oriente. 

JUSTIFICATIVA – PROVIMENTO 14. 

Corrige a posição equivocada exarada no ritual (na planta do Templo as respectivas cadeiras estão voltadas para o eixo [equador]). 

A questão meu Irmão talvez seja de bom senso e não de se cumprir exatamente um engano franqueado. Entretanto eu sei que fico de mãos atadas, embora entenda eu que cada caso é um caso e não quero ser aquele que diz: faça o que eu mando e não faça o que eu faço. 

Como o costume é geral (Cobridores de frente para o Oriente) eu prefiro entender que os assentos fiquem de modo correto e tradicional. 

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com 
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.530 Florianópolis (SC) – sábado, 22 de novembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário